O bloqueio de publicidade online é um problema crescente entre editores e anunciantes. Uma pesquisa revela que 15% dos usuários de internet do Reino Unido, especialmente homens jovens, têm instalado softwares para bloqueio de anúncios.
No entanto, muitos dos entrevistados estão abertos para receber anúncios, embora isso dependa da sua origem e relevância. Metade (52%) pretende bloquear todos os anúncios, de acordo com mais de 2.000 adultos do Reino Unido, questionados pela YouGov para a Internet Advertising Bureau UK. A parcela 12% só quer bloquear determinados conteúdos e 11% procuram evitar anúncios de alguns sites.
Os anúncios são mais suscetíveis de serem bloqueados se eles interferem na experiência do usuário com o site. Quase três quartos (73%) dizem ser motivados a bloquear anúncios se eles são ininterruptos.
Mais da metade (55%) também são motivados a bloquear anúncios se eles são “chatos”, como pop-ups, enquanto 54% o fazem porque acham que os anúncios atrasam a navegação. Anúncios irrelevantes desestimulam outra metade (46%).
Os homens (22%) são muito mais propensos do que as mulheres (9%) para bloquear anúncios. Os mais jovens, com idade de 18 a 24 anos (34%) e 25 a 34 anos (19%), estão dispostos a bloquear anúncios.
Dois terços (66%) prefere acessar conteúdo livre, sem anúncios, apenas um quinto (21%) prefere conteúdo gratuito em troca do recebimento de anúncios, enquanto apenas 3% pagariam conteúdo livre de anúncios.
*Com informações do Warc