57% dos brasileiros usam o Facebook enquanto assistem TV. A informação faz parte de estudo da Ipsos MediaCT, encomendado pela própria rede social e que envolveu, além do Brasil, telespectadores na Argentina, Chile, Colômbia e México. Para 39% dos entrevistados, a segunda tela escolhida é um dispositivo móvel.

O índice é ainda mais alto durante o chamado horário nobre (entre 20h e meia noite): oito em cada dez brasileiros utilizam a rede social enquanto veem televisão.

Gabriel Gontijo, pesquisador de audiências do Facebook, diz que é muito comum as pessoas comentarem na rede social enquanto assistem a uma partida de futebol, uma reportagem mostrada no telejornal da noite ou mesmo o que ocorre em sua novela favorita. Para ele, esses exemplos mostram o quanto as pessoas estão conectadas ao Facebook enquanto assistem à TV.

Segundo a Ipsos, é importante as empresas compreenderem esse comportamento para orientar a diversificação e melhorar a estratégia de anúncios no Facebook. “Conteúdos vistos em um dispositivo móvel muitas vezes provocam ações em outros. Ou seja, os anúncios não devem se limitar a um único meio. As pessoas estão sempre conectadas e, no Facebook, todo horário é nobre”, avalia o pesquisador.