A Qualcomm vem adotando estratégia para se aproximar do consumidor final. Segundo Jaqueline Lee, diretora de marketing para América Latina, a ideia é fortalecer o conhecimento e gerar preferência pela marca Snapdragon. Ela fala que esse é um dos objetivos da Qualcomm a partir deste ano. “Para isso, estamos trabalhando em diversos projetos voltados ao consumidor, por meio de uma comunicação acessível, que gere conhecimento e amplie a percepção da marca”. Ela afirma que a empresa está “bastante focada no tema da tecnologia 5G”. Veja a seguir os principais trechos desta entrevista.

Quais são os planos de marketing da Qualcomm para se aproximar do consumidor?
A Qualcomm tradicionalmente tem sido uma empresa focada em B2B, porém estamos cada vez mais nos aproximando dos consumidores, pois detectamos um crescente interesse nas tecnologias que estão por trás de tudo que os smart- phones e outros dispositivos inteligentes podem fazer. Nossa marca de plataformas móveis Snapdragon, que equipa os mais avançados smartphones disponíveis para o consumidor, tem sido cada vez mais reconhecida. Estamos trabalhando para aumentar não apenas o reconhecimento, mas também a preferência do consumidor por dispositivos que utilizem processadores Snapdragon. Queremos aproximar as pessoas dos diferenciais desta plataforma, como velocidade de conexão com a internet, processamento de informações, desempenho em jogos, inteligência artificial para melhoria de várias funções do smartphone, além de economia de energia.

Jaqueline Lee: “, não apenas falamos sobre as tecnologias que o consumidor encontra nos nossos dispositivos, mas também informamos e divulgamos lançamentos de fabricantes de celulares, computadores e outros dispositivos” (Divulgação)

E quais são as iniciativas para melhorar a aproximação?
Já temos iniciativas em andamento, como atuação em nossos canais de mídias sociais e junto à imprensa de tecnologia, que é uma forte fonte de informações para o consumidor. Também trabalhamos junto a fabricantes de dispositivos, participando e apoiando campanhas de marketing dos aparelhos baseados em Snapdragon. Mas este ano estamos indo além. Começamos com o patrocínio do Campeonato de Stock Car no Brasil e do piloto Gaetano di Mauro, da equipe KTF. Com essas iniciativas, levamos a marca Snapdragon para mais perto do público brasileiro, reconhecidamente um apaixonado por velocidade e performance – dois atributos importantes das nossas plataformas móveis.

Quais ações a empresa tem realizado nos últimos tempos com foco na experiência do consumidor?
A Qualcomm busca mostrar ao consumidor os benefícios e características de um produto baseado em nossas tecnologias e também educar o público em relação às novidades em geral: 5G, IoT, realidade virtual e aumentada, inteligência artificial e muito mais. Temos uma atuação bastante forte junto à imprensa de tecnologia e negócios. Promovemos workshops, mesas redondas e, anualmente, um grande evento chamado de Snapdragon Tech Summit. Também investimos bastante em nossas redes sociais. Através delas, não apenas falamos sobre as tecnologias que o consumidor encontra nos nossos dispositivos, mas também informamos e divulgamos lançamentos de fabricantes de celulares, computadores e outros dispositivos. Além disso, trabalhamos bastante em conjunto com os fabricantes de smartphones e outros dispositivos.

A Qualcomm está patrocinando o Campeonato Brasileiro de Stock Car. Qual o objetivo?
Essa é mais uma iniciativa que visa a aproximar a Qualcomm do público e, neste caso, mostrar a importância do 5G e os benefícios que virão com a chegada da quinta geração de redes móveis ao Brasil. O patrocínio da Qualcomm à Stock Car é feito em colaboração com a Claro e a Motorola, marcas que também possuem papel importante e fomentam a tecnologia 5G no país. O patrocínio vai ao encontro do nosso objetivo de demonstrar todo o potencial das plataformas móveis premium 5G Snapdragon, que oferecem alto desempenho e velocidade, características que também vemos nos carros e pilotos da Stock Car.

Quais ações envolvem o patrocínio?
Uma delas é o Fan Push, ação que possibilita que os fãs influenciem as corridas ao votar nos pilotos favoritos para ganhar potência extra, que passou a se chamar Claro 5G Fan Push featuring Qualcomm Snapdragon 5G Mobile Platform. As etapas da Stock Car estão sendo uma ótima oportunidade para mostrar ao público a experiência do 5G. Na corrida de Interlagos, por exemplo, os fãs de alta velocidade puderam acompanhar a transmissão de imagens de câmeras 360 em vários pontos da pista por meio de rede 5G instalada no autódromo. Também foi feita transmissão de entrevistas na pista e imagens de drones transmitidas via 5G para as emissoras de TV e canais de internet. Ainda fechamos recentemente um contrato de patrocínio com a equipe KTF e o piloto Gaetano di Mauro, que comanda o carro de número 11 do campeonato, já devidamente estampado com a marca Snapdragon. Mais do que isso, o piloto tem um perfil que representa muito bem a marca, além de ser um exigente usuário de smartphones com nossos processadores. Ele é 100% conectado ao mundo digital, tem uma forte presença nas redes sociais e é adepto dos jogos em dispositivos móveis, um mercado também importante para nós. O piloto vem atuando como influenciador e embaixador da marca Snapdragon, produzindo conteúdos exclusivos para ressaltar a eficiência de nossos processadores em diversas situações que exigem performance e velocidade, como fotografar ou jogar no smartphone, por exemplo.

Quais outros projetos de comunicação a empresa tem para este ano?
Fortalecer o conhecimento e gerar preferência pela marca Snapdragon pelo consumidor final é um dos objetivos da Qualcomm a partir deste ano. Para isso, estamos trabalhando em diversos projetos voltados ao consumidor, por meio de uma comunicação acessível, que gere conhecimento e amplie a percepção da marca. Nesta área, diversos projetos estão em discussão, muitos deles em conjunto com operadoras, varejistas e fabricantes de dispositivos. Além da marca Snapdragon, temos focado bastante no tema da tecnologia 5G. É uma das mais importantes transições tecnológicas dos últimos tempos, e a Qualcomm está à frente no desenvolvimento da tecnologia e na sua adoção em todo o mundo. Dentro de ações voltadas para promover nossas linhas de produto, temos trabalhado bastante em educar o mercado em relação aos chamados ACPCs, ou PCs sempre conectados. Uma nova categoria de PCs baseada nas plataformas Snapdragon, que permite conectividade constante, economia de bateria e excelente performance. Finalmente, promovemos tecnologias que tornam a casa mais conectada (roteadores, sistemas inteligentes), as cidades mais inteligentes (internet das coisas) e os carros conectados e, em breve, autônomos.

Como se prepara a empresa para a chegada da tecnologia do 5G?
A Qualcomm é uma das empresas líderes no desenvolvimento da tecnologia 5G, e tem sido a principal impulsionadora de sua adoção e crescimento no mundo. O 5G vai trazer grandes transformações na sociedade, nos negócios, nas empresas e nas nossas vidas, pois é uma nova infraestrutura, tão importante como a eletricidade, por exemplo. Na Qualcomm, todas as linhas de negócios estão voltadas para desenvolver equipamentos e dispositivos 5G. Desde smart- phones com a linha Snapdragon, onde somos líderes em 5G, passando por ACPCs (PCs conectados), roteadores, dispositivos de internet das coisas e muito mais. Importante notar que as redes 5G vão incluir a tecnologia de ondas milimétricas (mmWave), que permite atingir altíssimas velocidades de dados e baixa latência, que poderá estar presente como a principal conexão de internet das casas, empresas e hospitais, entre outros locais. A Qualcomm é a empresa líder no desenvolvimento da tecnologia mmWave e no fornecimento de processadores e soluções mmWave.

Quais as expectativas dos diversos segmentos da economia com a chegada do 5G?
Entendo que o 5G é fundamental para trazer produtividade e competitividade para o país. Precisamos dessa infraestrutura para melhorar nossos processos produtivos. Aí entram indústria 4.0, telemedicina, agronegócio e educação a distância, entre outras áreas. Nesse sentido, é necessário digitalizar o país, pois não podemos fazer com o que o Brasil cresça como queremos com a atual infraestrutura de serviços de tecnologia. E não adianta aprimorar só uma etapa do processo. Precisamos modernizar toda a cadeia produtiva. O 5G impactará de diversas formas a economia, seja gerando redução de gastos por meio de uso de sistemas de iluminação pública inteligentes ou levando conexão melhor para escolas e contribuindo para ampliar o acesso à educação, por exemplo.

A companhia criou o programa global Snapdragon Insiders. Pode explicar a mecânica?
O Snapdragon Insiders é uma rede de consumidores fãs da marca. O objetivo é proporcionar a esses consumidores o acesso a informações, conteúdos, brindes e experiências exclusivas. O Snapdragon Insiders foi lançado em países como China, Estados Unidos, Índia e Coreia. Nós estamos trabalhando para o lançamento no Brasil e na América Latina. Recentemente a Qualcomm lançou um smartphone fabricado pela Asus, chamado de Smartphone for Snapdragon Insiders. O dispositivo tem as mais avançadas tecnologias e é baseado no Snapdragon 888, a nossa plataforma topo de linha, e será vendido pela Asus, sendo que os “Insiders” terão acesso a ele em primeira mão. Embora esse smartphone não esteja disponível na América Latina, é um bom exemplo de experiência que o
Snapdragon Insiders está levando aos consumidores globais.

Como o negócio da empresa se comportou durante a pandemia provocada pela Covid-19?
A pandemia não impactou negativamente nos negócios da Qualcomm. Pelo contrário, ela acelerou a transformação digital das empresas, impulsionou a conectividade doméstica e criou a consciência de que a conectividade é essencial para praticamente todos os aspectos de nossas vidas. Hoje, as pessoas reconhecem benefícios que teriam levado cinco ou até dez anos em circunstâncias diferentes.