As redes sociais da sua marca podem ser essenciais para o sucesso do negócio, especialmente com um bom engajamento
Não há como negar: as redes sociais são ferramentas cada vez mais úteis na hora de criar conexão com o público-alvo. Mas você já se perguntou como aumentar o engajamento nesse tipo de plataforma?
Falar de engajamento significa falar em interação entre o usuário e a conta na rede social. Esse engajamento se dá por meio de curtidas, compartilhamentos, respostas em stories, comentários, cliques em links, enfim.
E é importante trabalhar nesse fator porque, com um público conectado e interessado na marca, as interações podem se converter em negócios.
Para te ajudar a aumentar o engajamento nas redes sociais, separamos essas 7 dicas. Confira!
1. Primeiro, conheça o seu público
É muito difícil conseguir comunicar quando você não sabe quem está “do outro lado”. Por isso, é importante conhecer o seu público – tanto as pessoas que já te seguem, quanto o público-alvo.
Nesse sentido, quem já tem contas em redes sociais pode acessar as configurações e métricas para descobrir algumas características básicas de quem te segue, como gênero, faixa etária e região geográfica.
Se sua marca realizou algum tipo de pesquisa de público anteriormente, é sempre válido resgatar esses dados.
E se você já excluiu esse arquivo, saiba que programas como o Wondershare Recoverit conseguem recuperar documentos deletados, mesmo após um bom tempo.
2. Pense no conteúdo
Muitas vezes, para “preencher tabela” as marcas fazem publicações sem nenhum tipo de estratégia. Ou seja, os posts não são focados em vendas, em branding, em criação de identidade... São apenas imagens soltas.
Antes de carregar sua conta com essas publicações, uma das dicas para aumentar o engajamento nas redes sociais é pensar estrategicamente no conteúdo.
Aqui, conhecer o seu público vai fazer toda a diferença. Afinal, sabendo quem são as pessoas que te seguem e aquelas que você quer chamar a atenção, acertar nos posts fica mais simples.
3. Cuide do visual das publicações
Tão importante quanto o conteúdo de uma publicação é o visual delas. E hoje, com tantas ferramentas de edição online, não existe mais a desculpa de que você não tem um profissional especializado para te ajudar na tarefa.
Sites como o Canva e Placeit permitem criar uma série de posts a partir de modelos pré-configurados ou totalmente do zero.
Depois de criar uma arte, você pode fazer o download e realizar a publicação. E é bom ter uma pasta no computador reservada para isso, visto que com o tempo, muita gente perde posts importantes.
Se isso acontecer com você, saber como recuperar fotos pode ser útil. Nesse sentido, recomendamos o Wondershare Recoverit.
Basta instalar o software no computador e selecionar a pasta onde estavam as fotos para que o Recoverit faça uma verdadeira varredura. Ele vai levantar todos os arquivos que foram excluídos do Drive em questão.
Com o resultado na tela, você pode selecionar somente as fotos ou arquivos que deseja recuperar, salvando em uma nova pasta. Sem dúvida, o Recoverit é um daqueles programas para nunca excluir!
4. Incentive o seu público a interagir
Uma das coisas mais importantes dentro das redes sociais é a interação. Quando uma conta recebe muito interesse dos usuários, a plataforma passa a recomendá-la para outras pessoas.
Nesse sentido, é sempre importante incentivar os seus seguidores a interagirem com você. Para isso, use enquetes, traga a caixinha de perguntas, faça “brincadeiras” com os recursos da plataforma.
Com o tempo, você vai conseguir identificar o modelo que funciona (ou que não funciona) com o seu público.
5. Por falar em interação...
Se a sua marca vende produtos físicos, uma das interações que você pode incentivar os seus usuários a fazerem é enviar imagens utilizando algum item.
Normalmente, as pessoas gostam de participar se sentem que estão sendo valorizadas. Se um cliente publica um story usando algo e não é “re-postado”, pode se sentir deixado de lado.
Se você não pensava nisso antes, não adianta recuperar imagem JPEG das marcações dos stories. O foco agora é garantir a interação para os próximos usuários que fizerem publicações.
6. Aproveite os assuntos do momento
As pessoas gostam de estar atualizadas com o que está acontecendo. Basta pensar no que acontece quando um meme viraliza: todo mundo quer fazer um comentário, não é mesmo?
Por isso, você pode aproveitar os assuntos do momento para trazer para o contexto da sua marca.
Mas atenção: nem todo tema ou meme precisa ser utilizado se não faz sentido para o seu público. Uma marca de roupas, por exemplo, pode não querer falar sobre os últimos acontecimentos da política.
7. Convide para a ação
De nada adianta trabalhar nas dicas para aumentar o engajamento nas redes sociais se não houver um resultado para a marca.
Dessa forma, pense em maneiras de convidar o usuário para a ação. Essa ação pode ser responder uma pesquisa, entrar em contato para obter mais informações, acessar o site para fechar negócio, enfim.
Inclusive, uma dica extra: se você tem um e-commerce, não se esqueça de fazer configurações básicas para rastrear os acessos. Essa é uma das dicas essenciais para quem está desenvolvendo um site e você precisa considerá-la.
Mais interação, mais público
Muito além de ser uma vitrine do seu trabalho, as redes sociais são ferramentas completas para gerenciar os contatos que chegam até o seu negócio.
Por isso mesmo, é preciso ver essas contas de modo estratégico. Afinal, elas podem impactar diretamente nos resultados da sua empresa.
Com essas dicas para aumentar o engajamento nas redes sociais e a sua criatividade, certamente essas plataformas poderão alcançar ainda mais pessoas. É sua marca chegando mais longe!