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Quando o filósofo e sociólogo polonês Zygmunt Bauman falava sobre o conceito de sociedade líquida, caracterizada pela incapacidade de manter a forma, ele certamente não imaginaria que chegaríamos a esse ponto com a invenção do Snapchat.

Hoje o ser humano vive em um novo período da história, sendo diversos os termos e conceitos utilizados para descrever esse contexto. Estamos iniciando uma nova fase da vida no planeta, o advento e o sucesso de aplicativos de realidade aumentada como Pokemon Go, vão transformar a realidade tridimensional que vivemos. Logo depois do Pokemon Go, certamente podemos esperar o “Caça Fantasmas Go”, e logo tão rápido, um aplicativo de compras divertido, no qual, através da realidade aumentada, vamos estar em uma plataforma criada pela Amazon ou pelo Walmart, e não tão distante, com a popularização da realidade aumentada, também ocorrerá uma grande disrupção, criando universos paralelos e novas formas de se relacionar.

 Se sua marca ainda não tem uma parte de sua verba de marketing destinada à inovação, está na hora de começar a pensar sobre o assunto, porque definitivamente os meios tradicionais, tal como os conhecemos, estão com os dias contados. E uma boa oportunidade de trazer um pouco de modernidade “líquida” para sua empresa, sem gastar muito é começar a criar ações no  Snapchat. 

Desde o inicio do ano, quando um comercial criado pela Y&R Peru foi escolhido para passar no Super Bowl, estamos criando e testando nossa plataforma no Snapachat. Ela é muito atraente para contar histórias de forma mais íntima, enstima-se que esse ano a rede cresça 27,2% e entre para a listas das plataformas socias mais usadas no mundo. A estimativa é que o número de usuários do Snapchat nos Estados Unidos deva superar o de usuários do Twitter até o fim deste ano. Se não sabe por onde começar, abaixo tem uma série de dicas que podem orientar sua equipe de como melhor trabalhar a ferramenta. 

1-Crie e monitore. O aplicativo dá aos usuários possibilidades de fazer intervenções, brincadeiras, mudar filtros, rostos, tudo isso traz um ecossistema muito divertido para esse público. E como tudo nas redes socias é preciso monitorar para realmente mensurar o resultado da ação, já existem programas específicos, como o snaplytics.io, que entregam dados como alcance e engajamento do conteúdo.

2- Seja autêntico e aborde questões relevantes.  Crie um conteúdo memorável, afinal você tem apenas alguns segundos para mostrar o seu ponto de vista. Os usuários precisam estar interessados no que você tem a dizer, então compartilhe histórias reais. Marcas que compartilham histórias autênticas se saem melhor no Snapchat. 

3-  Use o chat e converse. Como qualquer rede social é necessário conversar. No chat dá para ter o feedback direto do público além de receber preciosos insights e assim você poderá conhecer quem é o seu público e como ele pensa. Como sabemos, o uso de plataformas digitais na propaganda vem se tornando cada vez mais fragmentada, e no caso do Snapchat, que a audiência é predominantemente jovem, conhecendo sua audiência pode surgir uma boa oportunidade de criar algo inovador para esse público.

4- Cupons e promoções atraem muitos seguidores no Snapchat. Crie descontos especiais para seus clientes na plataforma e estimule a interação do público com descontos especiais para as pessoas que fizerem “print screen” do post promocional e levarem a imagem para uma loja física, ou ofereça códigos de desconto para lojas virtuais. 

5- Mostre seu staff. Revele que existe muito trabalho por trás de sua marca. Isso, além de mostrar espontaneidade, irá motivar a equipe no trabalho. Cenas dos bastidores: mostre aos seus clientes o que acontece por trás das cenas. Os seguidores gostam de acompanhar a história por trás da empresa. 

6- Crie eventos exclusivos. Faça com que seus seguidores sintam-se especiais, compartilhem suas experiências; faça eles se sentirem parte do seu business. Dê previews exclusivos: mostre em primeira mão lançamento de novos produtos, faça demonstração. Mostre como usá-lo, dê dicas importantes e de interesse de quem vai comprar.

7- Influenciadores digitais. O público do Snapchat tem, em média, de 18 a 29 anos, e fazer parcerias com influenciadores digitais pode ser uma grande estratégia para atrair a atenção dos usuários. Eles podem ajudar a divulgar uma campanha promocional e, dessa forma, alcançar mais pessoas, através de uma estratégia amplificação. 

Tiago Ribeiro é head of social media da Young & Rubicam Peru