O Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), que busca acelerar a promoção da igualdade racial no mercado de trabalho, realizou um levantamento para mapear como mulheres negras  empreendedoras e profissionais trabalhando em empresas nacionais e multinacionais estão lidando com o período de crise durante a pandemia do novo coronavírus e sugerir soluções de curto e médio prazo neste novo cenário.

Em parceria com Empodera, Empregueafro e Faculdade Zumbi dos Palmares, a pesquisa aconteceu de 31 de março a 2 de abril e contou com 243 respondentes de 19 estados e Distrito Federal.

De acordo com a pesquisa, entre as empreendedoras negras, 79,4% não dispõem de reservas financeiras, enquanto 48% apontam que a principal necessidade é garantir recursos para manter o negócio ativo; 56% afirmam ter custo mensal médio entre mil a R$ 5 mil, orçamento superior à ajuda oferecida pelo governo, de R$ 600.

Entre as demais urgências apontadas estão a prospecção com potenciais clientes (21,1%), suporte tecnológico (10,3%), mentorias (7,4%) e apoio psicológico (5,1%), demonstrando que, além da estrutura financeira, também carecem de outros tipos de apoio para prosseguirem com seus empregos e empreendimentos.

Sobre as profissionais negras que estão alocadas em empresas nacionais e multinacionais, o levantamento aponta que 76,5% têm medo de perder o emprego, enquanto 13,2% temem pela saúde e 10,3% estão receosas com a manutenção de ações de diversidade e inclusão. Entre as principais necessidades, o apoio psicológico lidera com 39,7%.

“Mulheres negras representam mais de 60 milhões de pessoas no Brasil e sabemos que são 50% mais vulneráveis ao desemprego que mulheres não negras, segundo estudos do IPEA (2018). Precisamos entender quais são as consequências no emprego e renda desta população diante do cenário da Covid-19. Não queremos apenas apresentar resultados, mas sim possibilitar que o mapeamento da situação de mulheres negras no cenário da pandemia da Covid-19 gere ações concretas que as apoiem na redução dos possíveis impactos para suas carreiras e negócios. Seja por meio da obtenção de auxílio financeiro, acesso à informações ou de parcerias que não apenas atenuem os problemas detectados, queremos que impulsionem o seu crescimento futuro”, afirma Luana Génot, diretora-executiva do Instituto Identidades do Brasil.

O resultado completo do levantamento será apresentado pelo Instituto e parceiros, via webinar, nesta quinta-feira (9), às 13h. Para acessar a apresentação, clique aqui.