Uma pesquisa realizada pelo Google revela que 82% dos internautas brasileiros que compraram algum produto ou serviços na Black Friday do ano passado pretendem voltar a gastar de novo neste ano. O evento acontecerá na última sexta-feira de novembro, mais precisamente no dia 27, mas o mercado já está se aquecendo para a data, que tem se consolidado como a principal do e-commerce nacional.
“Em um ano de poucas vendas, o varejo aposta todas as suas fichas na Black Friday”, afirma Claudia Sciama, diretora de negócios para o Varejo do Google Brasil. “Quem se beneficia com isso é o consumidor, que pode esperar ofertas ainda mais atraentes”, afirma.
Segundo os dados do Google, o evento este ano deve movimentar entre R$ 1,5 bilhão e R$ 1,9 bilhão – no ano passado a Black Friday Brasil movimentou 1,16 bilhão. Além disso, 63% dos entrevistados têm a intenção de gastar mais de R$ 200 e alegam que o principal motivador para as compras será o preço.
Ainda de acordo com a pesquisa, que entrevistou mil internautas recentemente, 51% deve buscar os descontos e finalizar as compras online, enquanto 18% preferem lojas físicas e 31% não definem preferências entre um e outro.
Os itens de compra mais desejados são celulares e smartphones (29%), roupas, calçados e acessórios (25%), notebook, computador ou tablete (24%), eletrodomésticos (24%), TVs (17%) e itens de beleza (11%). Além dessas categorias, também se destacam livros, jogos e passagens aéreas.