Divulgação

A Capricho realizou a pesquisa 101 Quartos com adolescentes brasileiras e mostra que  83% delas têm um smartphone, enquanto 48% têm um computador só delas.  A pesquisa é composta de dois levantamentos — o primeiro, quantitativo, entrevistou 4.747 adolescentes entre 14 e 17 anos das classes A (22%), B (60%) e C (18%); já o segundo, qualitativo, consistiu em visitas aos quartos de 101 adolescentes, presencialmente e por skype.

 Segundo a pesquisa, 100% das entrevistadas têm conexão no quarto. Conectadas a maior parte do tempo e trocando dicas e informações por mídias sociais, elas são consumidoras ativas e bem informadas. A maioria (61%) afirma ter um conjunto de make “só delas”. Alguns produtos, mostra a pesquisa, são regra entre as adolescentes: 90% usam máscara para os cílios, 70% usam batom e 64% aplicam pó. O financiamento desse consumo, em grande parte, provém da renda dos pais. Metade das entrevistadas não tem mesada e 54% não têm cartão de crédito — apenas 10% delas trabalham.

 A revista aponta que a conectividade “arejou” o quarto, onde as adolescentes podem interagir com outras pessoas e construir suas personalidades onde se sentem protegidas.  O resultado dessa nova configuração é um alto grau de sedentarismo: 70% das entrevistadas confessam que não praticam atividades extras. As principais atividades que se passam no quarto, segundo elas, são estudar, assistir a séries, ler e acessar a internet.

Todos os insights sobre o público jovem da pesquisa 101 Quartos serão revelados ao mercado em outubro, quando a Capricho inicia um roadshow às principais agências publicitárias do país.