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O brasileiro não gosta de pagar por aplicativos para seu smartphone ou tablet, 85% só fazem download de apps gratuitos e preferem games a outros softwares. A informação faz parte da pesquisa “O Perfil dos Aplicativos no Brasil”, encomendada pelo PayPal e realizada pela BigData Corp. De acordo com a análise, os games, atualmente, respondem por 18% de tudo o que é baixado na internet no país. Em segundo lugar estão os aplicativos educativos, com 9%, e as ferramentas de produtividade (e-mails e produção de texto), com 7%. Entre os aplicativos pagos, os que mais despertam interesse do usuário são os que personalizam o aparelho.

A pesquisa detectou que nenhum aplicativo com mais de 10 milhões de downloads é pago. Além disso, 59% dos apps baixados pelos brasileiros em seus tablets ou smartphones contam com menos de mil downloads.
Aplicativos gratuitos geram muito mais engajamento entre os usuários do que os aplicativos pagos, respondendo por mais de 98% do total de reviews. Ainda de acordo com o estudo, as pessoas tendem a ser mais “generosas” quando avaliam aplicativos gratuitos, atribuindo notas mais altas a eles.

De acordo com Paula Paschoal, diretora de vendas e desenvolvimento de negócios do PayPal Brasil, o resultado da pesquisa apontou alguns caminhos importantes para startup e desenvolvedores de aplicativos que devem ser levados em conta. “O principal ponto é buscar um modelo de negócios que preveja um aplicativo gratuito que conte com formas alternativas de receitas, entre elas a venda de parte do conteúdo ou o uso de banners, por exemplo”.

Thoran Rodrigues, sócio-fundador e CEO da BigData, ressaltou que o estudo relevou também que, quanto menor o nível de atualização de um aplicativo, mais chance ele tem de cair no esquecimento. “As empresas que atualizam frequentemente os apps, seja para a introdução de novos conteúdos, para aprimorar as versões ou para atender às demandas dos usuários, têm apresentado um ciclo de vida mais longo.” 

A pesquisa apontou que, em volume, os games lideram com mais de 40% de participação entre os aplicativos, com mais de 10 milhões de downloads, bem depois aparecem as ferramentas de produtividade, que batem os 10,5%. De acordo com a análise, os apps de comunicação, de troca de mensagens, são os que geram mais engajamento, o que indica um maior nível de utilização e de preocupação do usuário com esse gênero de aplicativo. Em seguida temos jogos e apps de fotografia.