Twitter é o favorito das empresas latino-americanasA maioria das grandes empresas brasileiras se comunica com seus clientes por meio das redes sociais, aponta estudo realizado pela Burson-Marsteller divulgado nesta quarta-feira (16). O relatório aponta ainda que aumentou o uso dessas plataformas por parte das companhias nos últimos anos.

De acordo com o estudo, 88% das empresas nacionais de grande porte utilizam pelo menos uma das mídias sociais analisadas – Facebook, Twitter, YouTube, Google+ e blogs – como plataforma de comunicação, índice acima das médias latino-americana (65%) e mundial (87%). O aumento foi de 25 pontos percentuais em relação a 2010. Entre as plataformas mais usadas, o Twitter é o campeão. No continente, 53% das empresas utilizam a rede, que é seguida de perto pelo Facebook, utilizada por 50%.

No Brasil, 52% das grandes empresas estão no Facebook, onde a média de seguidores das companhias avaliadas é de 515 mil — na América Latina é de 67 mil. Os blogs também fazem parte da estratégia de comunicação de 28% do corpo analisado. “Hoje, as empresas não divulgam conteúdo, mas estabelecem diálogo com suas audiências”, diz Ramiro Prudencio, CEO da Burson-Marsteller para a America Latina. “O estudo mostra não só o aumento da presença das empresas nas redes sociais, mais um crescente engajamento das organizações com seus stakeholders”, conclui.