O Ibope Media acaba de divulgar um estudo com dados sobre os negócios de rádio no Brasil, a partir do Target Group Index, da Pesquisa Regular de Rádio e do Monitor Evolution. Segundo a pesquisa, 89% dos brasileiros de 13 das principais regiões metropolitanas escutam rádio. Entre eles, 53% são mulheres e 47% são homens. A maioria deles (19%) tem entre 30 e 39 anos. Ao todo, o Brasil soma, aproximadamente, 52 milhões de ouvintes.
O consumo médio dos ouvintes é de 3h50, sendo São Paulo a cidade que mais consome a mídia. Para os entrevistados, notícias/prestação de serviços (65%) não podem faltar na programação. Em seguida, está: sequência de músicas sem intervalo (47%), religioso (19%), esportes (18%), entre outros.
Aparelhos de rádio comum (portátil, rádio relógio, etc) é o device mais utilizado para ouvir o meio, com representatividade de 65%. Rádio para automóvel foi apontado por 24% e telefone celular/smartphone com acesso as emissores de rádio são escolhidos por 16%. Enquanto os entrevistados ouvem rádio, 14% está lendo jornal ou revista, 17% assistindo TV e 21% acessando a internet.
Confira o estudo completo aqui.