Pela primeira vez, os smartphones têm ultrapassado os laptops como dispositivo preferido no Reino Unido, além de maior adesão de banda larga móvel 4G, de acordo com a nova pesquisa da Ofcom. O regulador de mídia do Reino Unido informou que dois terços (66%) dos adultos britânicos possuem um smartphone, superior aos 39% registrados em 2012. Este número sobe para 90% dos usuários entre 16 e 24 anos de idade.
Um terço (33%) de usuários de internet do Reino Unido consideram o seu smartphone como o dispositivo mais importante para acessar a internet, em comparação com 30% que preferem seus laptops. No ano passado, 40% preferiram o laptop e 22% usavam seu telefone.
Ofcom disse que o desenvolvimento está sendo alimentado pela adoção de banda larga móvel 4G, com o salto de assinaturas de 2,7 milhões, em 2013, para 23,6 milhões em 2014. No geral, os usuários de smartphones no Reino Unido gastam quase duas horas online, enquanto os usuários de laptops e PCs gastam 1 hora e nove minutos online.
Os hábitos móveis estão arraigados no dia a dia dos usuários. Cerca de um terço dos adultos (34%) verifica seus smartphones cinco minutos depois de acordar, enquanto o número sobe para 49% dos jovens entre 18 e 24 anos.
Manter-se informados e em contato com os amigos e a família são importantes motivadores para o uso da internet, informou o relatório. Mídias sociais (62%), mensagens instantâneas (57%) e chamadas VoIP/vídeo (34%) são os recursos utilizados para se comunicar, enquanto um terço (34%) usam serviços de mensagens de imagem e um quarto (24%) usam o Twitter.
Apesar do foco do relatório da Ofcom ter sido sobre o uso móvel e o aumento da 4G, ele também observou que a televisão ainda é a plataforma mais popular e que uma pessoa gasta, em média, 3 horas e 40 minutos por dia vendo TV.