Com 27 edições pelo Brasil em 2013, evento tem público médio de 50 mil pessoas

 

Em São Paulo ela é conhecida como a casa noturna que se tornou, em dois anos, uma das mais requisitadas baladas da capital. Ao redor do Brasil, porém, está se consagrando naquilo em que deu início à marca Villa Mix: um festival que corre as principais cidades do país atingindo média de público próxima a 50 mil espectadores por edição.

O evento – assim como as três casas nascidas depois, em Goiânia, Brasília e São Paulo – foi idealizado por Marcos Araújo, presidente da AudioMix, como forma de promover seus artistas, muitos dos principais nomes do cenário sertanejo atual, como Gusttavo Lima e a dupla Jorge & Mateus. Chegando à marca de 27 edições anuais ao redor do Brasil em seu terceiro ano de vida, tendo a capital goiana como evento principal – com presença de 70 mil pessoas, a intenção é se tornar ainda mais popular, requisitado e rentável, ganhando visibilidade e atraindo anunciantes.

Para isso, o Villa Mix inicia neste mês de outubro uma parceria com a 9ine. Ficará a cargo da agência toda a captação de patrocínio, parceiros e comunicação do evento. O projeto reforça o pilar de entretenimento da operação, também focada em publicidade tradicional e gestão de imagem de atletas e artistas. “A 9ine tem o termo ‘entretenimento’ até no nome. Porém, na estruturação da agência, trabalhamos uma coisa de cada vez. Primeiro foi a área de publicidade, em seguida a de gestão de imagens e, agora, estamos nesse terceiro momento, evoluindo na parte do entretenimento”, destaca Marcus Buaiz, diretor-geral da operação.

O executivo diz que encontrou no Villa Mix um sistema de parceria ideal para geração de resultados positivos para o festival, para a agência e para os futuros parceiros. “O Villa Mix é um projeto muito arrojado e bastante desafiador. Já é um evento de sucesso, realizado em todo o Brasil e com resultados impressionantes – em volume de bebidas, por exemplo, vende mais que um Rock in Rio. Nesse momento, é o sertanejo que prevalece, principalmente porque ele é o estilo que representa a música pop atual no país. Mas nada impede a presença de artistas internacionais ou de outro ritmo. A marca em si é muito feliz, com o ‘mix’ representando essas possibilidades”, complementa.

Buaiz conta que, completando seu terceiro ano em 2013, o evento nunca teve a participação de patrocinadores por uma decisão estratégica de seu idealizador. Agora, com a 9ine focada nesse segmento, o festival deverá ganhar a participação das marcas a partir do ano que vem. “O proprietário nunca quis misturar o evento com a presença das marcas, até porque ele sempre se financiou com a receita vinda da bilheteria e do bar. Ele aguardou o momento e o parceiro ideal para isso, já que seu foco sempre foi nos artistas e no acontecimento em si”, ressalta, informando que, de imediato, a agência deve encontrar um parceiro para a transmissão online do festival a partir de 2014 e outro de mídia que também deve dar nome a um dos camarotes.

Vitrine

Buaiz: intenção é destacar a enorme gama de possibilidades de participação das marcasDepois de ter passado pela primeira vez por São Paulo em 5 de outubro, a edição principal deste ano do Villa Mix voltou a acontecer em Goiânia, no último sábado (26), ainda sem presença de marcas – por outra decisão estratégica. O festival serviu como vitrine para as possibilidades futuras, além de plataforma de relacionamento com potenciais anunciantes e outros parceiros. O evento, que, além de artistas da AudioMix – como os já citados Jorge & Mateus e Gusttavo Lima –, contou com a presença de outros grandes nomes do sertanejo atual, como Bruno & Marrone e Paula Fernandes, vai virar um DVD a ser lançado até o fim do ano, além de servir como base para um especial da Rede Globo, a ser transmitido em dezembro.

De acordo com Buaiz, a intenção é destacar a enorme gama de possibilidades para a presença e participação das marcas a partir de 2014. “Geralmente, a marca tem do palco para frente para se comunicar com o consumidor. No nosso caso, não. Por que não podemos ter uma relação das marcas com os próprios artistas? Podemos entregar um produto na mão dele, ele pode consumir algo durante o show ou até interagir com o público por meio de algum serviço. Acreditamos no Villa Mix como uma enorme experiência e no palco como plataforma. Tendo a profissionalização do serviço, o desejo do artista e o comprometimento da marca, as coisas se complementam”, enfatiza.

Os planos de expansão são extremamente agressivos para os próximos anos. Além da participação das marcas em si, a parceria entre 9ine e AudioMix estuda um caráter itinerante de sua edição principal a partir do ano que vem, além de uma edição internacional a partir de 2015, sendo Madri o destino mais provável.