Um dos grandes ensinamentos nestes anos de Gramado Summit é que a sua empresa precisa estar sempre em constante evolução, independente do setor. Com isso, entendo que todo produto está sempre em estágio de formatação, sempre inacabado. Diariamente, em conjunto com o meu time, percebo que pequenas decisões transformam consideravelmente a experiência que proporcionamos.
Assim, não basta apenas olharmos para dentro. Há um mundo que nos rodeia e um mercado cada vez mais acelerado e intenso. Você já deve ter se deparado em alguma fase de vida com a concorrência, principalmente quando tratamos de negócios. Muitas vezes já deve ter pensado que a construção do seu modelo de negócio poderia estar abalada por existirem nichos de mercado muito similares, não é mesmo?
Mas que tal olhar esse tipo de ação como motor para alavancar o seu negócio? Veja bem, eu tenho conhecimento de todos os concorrentes do meu negócio, porém, não me preocupo com eles. Entendo que cada um desses deles tem suas peculiaridades e formas de gestão. Mas, então, o que eu faço? Me esforço duas vezes mais! Desta forma, canalizo o meu foco em fazer um trabalho o mais consolidado possível, entregando uma experiência muito melhor e gerando mais resultados para cada pessoa que consome o nosso evento.
A grande chave do sucesso da Gramado Summit é visar o propósito acima do lucro. É pensar inteiramente, o ano todo, no cliente e nas experiências. O lucro e o crescimento são apenas consequências e não o meio para que tudo aconteça.
Minha maior dica, que prego desde quando construirmos um evento para 600 pessoas, é essa: não criem empresas apenas focadas no lucro, criem empresas que são voltadas ao propósito. A melhor experiência reverterá em lucro e satisfará o seu cliente, porque é ele que paga suas contas no final do dia.
Marcus Ross é CEO da Summit Hub e fundador da Gramado Summit