Alceu Costa Junior, sócio-fundador do Grupo Take 5, explica por que as marcas precisam investir na capacitação de seus colaboradores
Sócio-fundador e CEO do Grupo Take 5, especializado em programas de treinamento e educação corporativa, Alceu Costa Junior fala na entrevista a seguir sobre a importância de as marcas investirem na capacitação de seus colaboradores para fomentar engajamento, inovação e produtividade.
“Programas de treinamento bem estruturados garantem um alinhamento mais sólido com os princípios e valores da empresa, impulsionando o crescimento em áreas como vendas, marketing e atendimento ao cliente”, ressalta o especialista.
Com um portfólio de clientes como Intel, Electrolux, Samsung, Roche, Siemens e Grupo Boticário, a one stop shop de treinamentos corporativos oferece soluções de business intelligence e produção de conteúdo, entre outras.
Cultura de aprendizado
Marcas que enxergam os valores de seus colaboradores e promovem uma evolução contínua das suas competências tendem a se destacar perante os desafios do mercado. A promoção da cultura de aprendizado contínuo incentiva a criatividade e a busca pela inovação na solução dos desafios do dia a dia. Programas de treinamento bem estruturados garantem um alinhamento mais sólido com os princípios e valores da empresa, impulsionando o crescimento em áreas como vendas, marketing e atendimento ao cliente, entre outras. Ao investirem na capacitação de seus colaboradores, as empresas fomentam engajamento, inovação, produtividade, competitividade na atração de novos talentos e fortalecimento das suas marcas.
Eficiência
Capacitação e treinamento são as partes fundamentais do que chamamos educação corporativa. Um time mais informado, melhor treinado e mais capacitado para lidar com as inúmeras possibilidades de situações que uma situação de trabalho apresenta contribui para mais eficiência das empresas. Toda grande marca, toda grande empresa precisa estar atenta sobre o conhecimento e a educação corporativa dos seus times.
Retenção de talentos
A educação corporativa nos dias atuais se configura como um processo estratégico e contínuo de desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e competências profissionais e pessoais dos colaboradores. Qualquer processo educacional atual deveria ser pensado de forma individualizada, particular e focada nas necessidades específicas de cada indivíduo. O aprendizado autônomo foi imensamente potencializado nos últimos tempos com o acesso quase irrestrito à informação de qualidade. Com pouco esforço é possível criar uma jornada de aprendizado particular por conta própria. Esse modelo faz com que o nível de exigência para conteúdos de aprendizado e treinamento oferecido pelas corporações aos seus colaboradores seja ainda mais elevado. Além de serem planejados para contribuir para o alcance das metas e objetivos da organização, bons programas de educação corporativa devem também pensar nas competências e expectativas pessoais dos colaboradores. A identificação desse alinhamento faz com que o colaborador sinta-se reconhecido e valorizado, aumentando o poder de retenção de talentos.
Ferramenta
Com um mercado cada vez mais competitivo, em constante transformação e em busca da melhor experiência do cliente, a educação corporativa tornou-se uma ferramenta essencial para o sucesso. Empresas de todos os portes, desde pequenos estabelecimentos comerciais, empresas de pequeno porte, startups, até grandes corporações, reconhecem a importância de investir no desenvolvimento de seus colaboradores para alcançar seus objetivos estratégicos. O que muda dependendo do tamanho do negócio são as tecnologias e soluções disponíveis de forma acessível e competitiva. Alguns negócios estruturam projetos de treinamento e educação com base em aulas e sessões presenciais, enquanto outros encontram soluções online e a distância para levar o conhecimento até seus públicos-alvo.
Leia a matéria completa na edição do propmark de 26 de fevereiro de 2024