Alê Oliveira

Para Flavio Ferrari, diretor-geral de media measurement da GfK, a empresa precisa fazer sentido para o consumidor. “A empresa tem que fazer sentido para um consumidor que está sempre à procura de algum propósito”, afirmou. Ele abriu a manhã de palestras do ABA GfK, encontro realizado em São Paulo nesta terça-feira (29).

Com base nisso, o executivo diz enxergar uma oportunidade neste quadro. “Então, se a gente puder oferecer esse propósito melhor, talvez, do que avaliar o ROI por custo por mil, por exemplo”, disse.

Ferrari vai além e reforça a ideia de que o ideal para uma companhia é oferecer algo diferente. “A gente oferece produto, mas devemos oferecer um propósito”, ressaltou. 

O executivo ainda fez uma comparação com os quatro Ps da comunicação. A Promoção seria hoje a Pertinência, enquanto o Produto seria o Propósito. “O Preço, no caso, seria a Proposta e o Ponto de Venda seria a Permissão”, exemplificou.

Em relação à mídia, o diretor-geral de media measurement da GfK a chamou de mídia quântica. Ele se baseou no conceito da física. “A mídia é uma coisa que acontece quando o consumidor encontra o conteúdo em algum momento”, falou. “E enquanto isso não acontece essa mídia é apenas uma nuvem de probabilidade”, completou.

ROI

De acordo com Flavio Ferrari, uma das características do ROI é o foco. “O foco é um olhar que o ROI nos dá, assim como os consumidores”, frisou. 

Outro ponto que ele destacou foi a sustentabilidade. “As pessoas, os consumidores e as empresas estão sempre querendo alguma coisa e, justamente por isso, eu acredito que o ROI precisa de um propósito”, afirmou.

Marcelo Coutinho, coordenador do mestrado profissional em administração da Fundação Getulio Vargas, também participou do encontro. Ele falou sobre métricas. 

“Nossas métricas estão presas a um mundo que talvez não exista mais”, disse. 

 Boas -vindas

Alê Oliveira

Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), deu as boas-vindas do encontro. “Esse é um evento realizado em parceria com a GfK, que muito nos honra”, disse. “Hoje, vamos falar sobre o ROI, que é um assunto que tem sido pauta em todos os comitês da ABA”, complementou.