Faz tempo que a tecnologia deixou de ser um diferencial no ambiente corporativo e agora é um item de primeira necessidade para qualquer companhia. Porém, o uso que os empresários fazem dela ainda é o que separa empresas bem sucedidas das que fracassam no meio do caminho. É o que acontece no marketing atualmente, por exemplo. A lógica do setor se inverteu: se antes os consumidores recebiam goela abaixo as campanhas divulgadas pelas mídias, agora são eles que escolhem como e quando irão se relacionar com as marcas.
Um estudo recente da Gartner mostra que 67% dos departamentos de marketing em todo o mundo planejam aumentar seus gastos em atividades relacionadas à tecnologia nos próximos dois anos. Principalmente por conta do cardápio diversificado à disposição dos profissionais, que inclui de jornal a blog, passando por rádio, podcast, TV, vídeos online, entre outros.
Vivemos, de fato, na era de ouro do marketing. A invasão tecnológica e a ampliação de plataformas para divulgação das campanhas não excluiu o perfil inovador e criativo dos profissionais. Pelo contrário, hoje ter um excelente texto, ser criativo, conhecer os consumidores e saber o momento certo para ajudá-los é imprescindível para qualquer profissional do setor. Mais do que colocar produtos na frente das pessoas para aumentar as vendas, o importante é obter dados importantes sobre as preferências e hábitos dos clientes quase em tempo real. Só assim fica mais simples a entrega da mensagem certa no tempo exato e com precisão.
A tendência é que o marketing precise cada vez mais de sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS). Responsável por atrair e engajar clientes por meio de criação e execução de campanhas, a área utiliza justamente recursos como mídias sociais, blogs e branding – itens facilmente administrados por plataformas de CMS em código aberto. Além de estarem adaptadas à nova realidade, permitem vantagens competitivas (como a customização de portais) por meio de interações em tempo real e que levam em conta o ponto de vista do usuário.
Reunir dados sobre o comportamento do visitante em múltiplos canais, realizar testes A/B e criar conteúdos personalizados são pontos cruciais para o sucesso de qualquer campanha no mundo online. Só assim é possível entregar uma experiência digital contextualizada para os consumidores e fazer que este bom momento do marketing também reflita nos negócios da empresa.
Tarcila Broder é head de marketing da Just Digital, empresa especializada em soluções enterprise para gestão de conteúdo e search