Cristina Farjallat explica sobre o investimento da bigtech em ferramentas de IA a fim de alavancar os resultados de empresas
Dona de duas das principais redes sociais e do mais popular aplicativo de conversa do momento - Facebook, Instagram e WhatsApp -, a Meta declara estar investindo constantemente em ferramentas baseadas em inteligência artificial para alavancar os resultados de empresas de todos os tamanhos e segmentos.
“A inteligência artificial tem se consolidado como uma ferramenta fundamental para apoiar anunciantes em suas estratégias, principalmente para a otimização de processos e maximização de performance”, afirma Cristina Farjallat, diretora de negócios da Meta para a América Latina. Uma das apostas da big tech é em sua inteligência artificial generativa Meta AI, em fase de implementação nos Estados Unidos em versão beta.
“A ferramenta tem acesso a informações em tempo real e pode gerar imagens fotorrealistas a partir de instruções de texto em segundos”, exemplifica a executiva, que detalha nesta entrevista outras soluções desenvolvidas pela companhia para apoiar anunciantes em suas campanhas publicitárias.
Quais são os novos recursos de inteligência artificial oferecidos pela Meta para as marcas otimizarem seus anúncios?
A inteligência artificial tem se consolidado como uma ferramenta fundamental para apoiar anunciantes em suas estratégias, principalmente para a otimização de processos e maximização de performance. Com isso em mente, temos investido constantemente em ferramentas baseadas nesta tecnologia para torná-la acessível e alavancar os resultados de empresas de todos os tamanhos e segmentos. Um grande exemplo são as Campanhas de Compras Advantage+, um de nossos produtos baseados em IA mais conhecidos, que automatizam e otimizam diversos impulsionadores de uma campanha, como criativo, direcionamento, posicionamentos e orçamento. Essa solução é ideal para quando o objetivo principal é atingir novos clientes, além dos já existentes, com o menor número de etapas possível. Em testes realizados no último ano com anunciantes parceiros, identificamos que as Campanhas de Compras Advantage+ geraram um custo médio por aquisição 17% menor e um aumento médio de 32% no retorno sobre os investimentos com anúncios (ROAs). Também anunciamos recentemente a disponibilidade de novos recursos alimentados por IA generativa em nossa plataforma de anúncios, buscando apoiar marcas a ganhar produtividade na criação de suas campanhas: geração de plano de fundo, que cria vários planos de fundo para complementar as imagens de produtos do anunciante; expansão de imagem, para ajustar perfeitamente os criativos para se adaptarem a diferentes proporções em diversos formatos; variação de texto (no momento, apenas para língua inglesa), que gera diversas versões de textos de anúncios com base no conteúdo original do anunciante.
As ferramentas podem ser utilizadas tanto pelo Facebook quanto Instagram e WhatsApp?
Hoje as ferramentas baseadas em inteligência artificial estão disponíveis para anúncios no Facebook e Instagram por meio do nosso Gerenciador de Anúncios. Mas vale ressaltar que esses anúncios hoje podem também levar o consumidor a uma conversa no WhatsApp, Messenger ou Instagram DM. Ou seja, as ferramentas baseadas em IA estão a serviço de todo o nosso ecossistema. Entendemos a importância e a necessidade do uso de canais de mensagens, como o WhatsApp, como plataforma de negócios. Posto isso, anunciamos no Meta Connect 2023, nosso evento anual de inovação, realizado em setembro, nossa visão sobre como os assistentes de IA podem ajudar as empresas no futuro.
Apresentamos o AI Studio que, futuramente, permitirá que as empresas criem as próprias IAs no WhatsApp para interagir com os clientes – o que ajudará nas vendas, no engajamento e no suporte ao cliente, pois promoverá uma experiência de conversação semelhante a um bate-papo com um ser humano. Enquanto os atendentes estarão priorizando e se concentrando em questões mais complexas, a IA fará com que as empresas ofereçam experiências de conversação personalizadas com menos esforço. Essa tecnologia ainda não está disponível, mas esperamos que todas as empresas possam desfrutar dos benefícios dessa ferramenta o quanto antes.
Por que a Meta está redobrando os esforços para desenvolver soluções em IA? Como está essa corrida no mercado?
Essa tecnologia está ampliando as formas de conexão e, principalmente, negócios. Com o avanço da digitalização, as pessoas estão recebendo milhares de informações diariamente, por isso as empresas precisam se destacar neste mar de dados. A corrida no mercado de IA reflete justamente este momento e a necessidade de buscar por diferenciais, inovação e adaptação à evolução das tecnologias.
Como está o desenvolvimento do Meta AI e quando ela estará disponível para uso do mercado? Quais serão os diferenciais em relação aos concorrentes?
Após o anúncio do Meta AI no Meta Connect 2023, o assistente de conversação passou a ser implementado nos Estados Unidos em versão beta e, no momento, não temos informações sobre a expansão para outros mercados. Vemos como um grande diferencial a inserção de ferramentas baseadas em IA em nossos aplicativos, que já são acessados mensalmente por cerca de 3,9 bilhões de pessoas no mundo. Vale destacar ainda o fato de o Meta AI ter sido desenvolvido a partir do Llama 2, nosso próprio modelo de linguagem, destinado para a criação de ferramentas e experiências generativas baseadas em inteligência artificial. Com a integração do Meta AI às principais plataformas, como WhatsApp, Messenger e Instagram, e até mesmo aos nossos óculos inteligentes Ray-Ban Meta e o Meta Quest 3, a vida das pessoas se tornará mais prática, tendo em vista que a ferramenta tem acesso a informações em tempo real e pode gerar imagens fotorrealistas a partir de instruções de texto em segundos. Estamos ansiosos para ver, em breve, todas as pessoas vivenciando esse “novo mundo” que os avanços tecnológicos vão proporcionar.
Leia a entrevista na íntegra na edição de 11 de dezembro de 2023