Um dos palestrantes mais caros dos Estados Unidos, Seth Godin, autor de best-sellers como Linchpin, Tribes, The Dip and Purple Cow, abriu nesta terça-feira à noite (8) o Inbound 2015, que está sendo realizado em Boston pela HubSpot, líder em inbound marketing, até a próxima sexta-feira (11).
De acordo com Godin, a internet pode salvar vidas, pois é por meio dela que as pessoas se conectam, contam histórias e podem construir relacionamentos de confiança. “Com a internet, você tem a oportunidade de conectar pessoas e fazer coisas realmente importantes”.
Um dos críticos da propaganda tradicional, em seu último livro “The Icarus Deception”, Godin defende que a indústria da propaganda faz uma lavagem cerebral nas pessoas.
A palestra dele também teve um lado motivacional, incentivando as pessoas a tomarem decisões por si próprias. “Você tem que fazer e não esperar a sua organização. Você é a pessoa que tem que fazer o trabalho. Muitas vezes empresas gastam horas em reuniões, mas no final das contas é apenas uma pessoa que faz o trabalho”, exemplificou.
Ele ainda citou o teste do marshmallow, realizado por pesquisadores americanos nos anos 1970. No experimento com crianças, era dada a opção para elas comerem um marshmallow ou esperarem algum tempo até o pesquisador voltar e comer dois doces. O que foi descoberto é que as crianças que foram capazes de esperar por mais tempo tiveram um desempenho escolar melhor e se tornaram adultos mais bem-sucedidos na vida. “Afinal, elas queriam mais do que um marshmallow”, avaliou Godin.
Neste ano, o Inbound reúne mais de 14 mil profissionais das áreas de marketing e vendas e é o principal evento realizado pela HubSpot para divulgar o inbound marketing, conceito relativamente novo, que basicamente consiste em atrair os consumidores por meio de conteúdos relevantes na internet, como blogs e vídeos, para depois fazer a conversão das vendas.