Uma das mais tradicionais empresas de mídia exterior do país, a A.Linhares completa nove décadas de fundação neste ano e, para marcar a data, a companhia vai lançar um livro. Escrito pelo jornalista Nelson Cadena, ‘90 Anos A.Linhares – a mais antiga empresa de mídia exterior do Brasil’ é a reunião de toda história e evoluções conquistadas ao longo desses anos.

Fundada por Aderbal Linhares e Yolanda Linhares em 31 de julho de 1931, a empresa foi pioneira do mobiliário urbano de Salvador com a implantação de protetores de árvores, na Praça Castro Alves e ao longo da Avenida Sete.

Outdoors no centro antigo de Salvador (Reprodução)

Já na década de 1940, por exemplo, a empresa instalou 20 abrigos de bondes e trouxe à capital os luminosos de neon. Anos depois, em torno de 1960, a A.Linhares instalou painéis de vários formatos no anel inferior do Estádio da Fonte Nova, sobrepostos em postes de concreto armado.

No ano passado, a companhia levou um outdoor de LED para a capital da Bahia, que passou a possibilitar a agências e anunciantes três tipos de visualização (filmagem com drone, ferramenta StreetView e fotos atualizadas), auxiliando na identificação do posicionamento do outdoor na avenida.

O livro tem 108 páginas e reúne fotos de uma Salvador antiga.

“A história da A.Linhares é fantástica, pois trilhou por todas as plataformas de mídia, desde os protetores de árvores, sempre com grande sucesso”, ressalta Nelson Cadena.