O mercado de alimentos está mais ativo nos canais de mídia, com investimentos brutos de aproximadamente R$ 8 bilhões em 2014. A WMcCann surpreendeu com o comercial Começa com S e termina com A, da linha de presuntos da Seara, que muita gente pensou se tratar de uma ação da Sadia, que não gostou da gracinha e recorreu ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e à Justiça. No dia 10 de julho, o pedido da Sadia foi negado. Não foi feliz no intento. A guerra do “S”, porém, tem como criador Washington Olivetto, da WMcCann. Foi ele, na DPZ, em parceria com Francesc Petit, que elaborou o “S de Sadia” e neste ano, em julho, usou a metalinguagem para a polêmica ação para o atual cliente. “Apenas enfatizamos que o presunto do nosso cliente começa com S e termina com A, que considero um achado”, diz Olivetto.
Temperatura
Um estudo realizado pela Nasa confirmou no dia 25 de julho que o mês 7 deste ano teve a maior temperatura média mundial desde o início das medições, no século 19. Entre os dez meses mais quentes registrados de lá para cá, nove deles ocorreram depois de 2005. A média mundial de temperatura do mês foi de aproximadamente 16,59 ºC.
Esperança
O marketing de causa ganha espaço cada vez maior no universo estratégico. O “Criança Esperança”, lançado no dia 16 julho e este ano na sua 30ª edição, é o principal projeto da Rede Globo nessa área. O programa, exibido em agosto, tem parceria com a Unesco. Foram arrecadados no período mais de R$ 300 milhões.
Queda
O IBGE divulgou relatório que mostra queda de 8,9% na produção industrial do Brasil em julho, em comparação com o mesmo mês de 2014. Para Andre Macedo, do instituto, os motivos são “o baixo nível de confiança do consumidor, a deterioração do mercado de trabalho, o aumento do desemprego e a escassez do crédito”.
Namorados
O Conar “absolveu” no dia 16 de julho O Boticário de uma denúncia contra o seu comercial do Dia dos Namorados criado pela AlmapBBDO. O conselho decidiu rejeitar o pedido para o comercial sair do ar. O filme traz casais heterossexuais e homossexuais se abraçando e trocando presentes na data do calendário promocional.