Fenômeno que provoca múltiplas dimensões na mídia e no comportamento dos consumidores, a telenovela brasileira é a grande homenageada nesta edição que comemora os 52 anos do PROPMARK.
Em 21 de maio de 1965, quando foi publicada a primeira edição de Asteriscos, coluna com notícias sobre o mercado de propaganda, que deu origem ao PROPMARK, pelo menos sete novelas chamavam a atenção dos brasileiros. A extinta Rede Tupi, por exemplo, exibia O Cara Suja, de Walter George Durst, e Olhos que Amei, de Eurico Silva. Na Excelsior, também extinta, o telespectador acompanhava Os Quatro Filhos, de J. Silvestre, e Vidas Cruzadas, de Ivani Ribeiro; e na Cultura, Escravas do Silêncio e As Professorinhas.
Já na Rede Globo, emissora que se consolidou nestes últimos 52 anos como a maior produtora de telenovelas do mundo, aquele maio de 1965 via os atores Reginaldo Faria, Leila Diniz, Monah Delacy e Osmar Prado, entre outros, no horário das dez da noite, vivendo os personagens de Ilusões Perdidas, entre 26 de abril e 30 de julho. Em pouco mais de cinco meses, haveria as estreias de A Moreninha, em 25 de outubro, uma das primeiras produções com gravações externas, na Ilha de Paquetá; e de O Ébrio, em 8 de novembro, que lançou a “novela das oito”.
Sustentadas por clichês, pares românticos e títulos excessivamente metafóricos, as telenovelas fazem parte do dia a dia dos brasileiros desde 21 de dezembro de 1951. A data marca a estreia de Sua Vida me Pertence, na Tupi, considerada a primeira obra de ficção especialmente desenvolvida para a televisão. Com texto de Wálter Foster, ela foi exibida até 2 de fevereiro de 1952, tendo no elenco atores como Vida Alves, Lima Duarte e Dionisio Azevedo.
Celeiro de talentos para as mais diversas áreas, da arte dramática ao design, passando por música, fotografia, direção de cena e de efeitos especiais, a novela se tornou fenômeno de audiência, atraindo homens e mulheres de todas idades e classes sociais. Passou a ditar modismos tanto em expressões idiomáticas quanto em itens aleatórios de consumo. Também tem o poder de influenciar desde a escolha de nomes de bebês ao estilo de roupas, corte ou cor de cabelos que repentinamente surgem e desaparecem da sociedade, misturando semelhanças e meras coincidências a fatos teoricamente reais.
Nesta edição de aniversário, o PROPMARK reuniu 52 convidados para fazer releituras visuais (veja abaixo) de 52 títulos de telenovelas que marcaram a mídia e o consumidor brasileiro desde 1965. A seleção não teve o objetivo de eleger as melhores tramas, mas sim de homenagear emissoras, autores e artistas que se dedicam à teledramaturgia.
Bregas, cômicas, repetitivas, ousadas ou meros conjuntos de cenas de entretenimento, as novelas reproduzem dramas e conflitos sobre paixões, mistérios, crimes e finais felizes. E, acima de tudo, sempre exaltam a capacidade de atrair telespectadores pela habilidade de desenvolver e contar histórias.
Bons capítulos!
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