A coreana Cheil apresentou no Cannes Lions o seu conceito de “Lifeshare” – atributos de campanhas que enriquecem e acrescentam algo à vida das pessoas no lugar de simplesmente tomarem seu tempo. A tecnologia, dentro do conceito “Lifeshare”, serve para ajudar as pessoas a fazerem o que mais gostam – são facilitadores. ”Campanhas dentro do conceito Lifeshare compreendem o momento de enriquecer a vida das pessoas. Tem o poder de fazer com que as pessoas espalhem espontaneamente uma ideia”, explicou Thomas Hong-tack Kim, diretor de criação executivo da Cheil Worldwide.
O conceito consiste basicamente em realizar três coisas: Encontrar (promover encontros ao disponibilizar plataformas para as audiências), Brincar (play/proporcionar uma experiência engajadora) e Compartilhar (levar as pessoas a falar sobre um determinado tema). Um dos projetos da Cheil é a campanha “Ponte da vida”, criada para a divisão de seguros de vida da Samsung. A ponte Mapo, em Seoul, tinha um índice muito grande de suicídios. A Samsung criou um mecanismo através do qual as pessoas que a atravessam são abordadas por painéis que se acendem via sensores de movimento e que vão “conversando” com as pessoas como se elas estivessem angustiadas, precisando de companhia. Mensagens positivas foram espalhadas por toda a ponte, estimulando aqueles que decidiram atravessá-la a pé a completar o trajeto sem eventualmente parar para cometer o suicídio planejado. O número de suicídios caiu 77%.
O projeto conquistou Leão de ouro na área de Promo & Activation no Cannes Lions. ”O que gostamos de fazer é buscar soluções nos locais onde há os problemas, e não na mesa de trabalho. Isso leva a insights mais precisos. A tecnologia é fundamental sim, para promover a interação com as pessoas”, concluiu Kim.
Acompanhe a cobertura completa do Cannes Lions 2013 nos hotsite do propmark.