A diretora de comunicação e marca Mariane Novais conta que um dos grandes desafios é comunicar a diversidade da rede

Resultado da união da Dasa e Amil, a Rede Américas foi lançada oficialmente no dia 1º de abril de 2025 e já nasceu gigante, como diz a diretora de comunicação e marca Mariane Novais. São 27 hospitais e mais de 4.500 leitos. Com campanha de lançamento assinada pela Artplan e a tagline ‘Rede Américas, paixão por cuidar!’, está posicionada como a segunda maior rede hospitalar do país.

Segundo a executiva, o maior desafio é comunicar a diversidade da rede. “São hospitais com histórias centenárias, vínculos profundos com suas comunidades e realidades muito diferentes entre si. E, ao mesmo tempo, precisamos construir uma identidade única e integrada, que una todos nomes sob o mesmo guarda-chuva.”

Parte da história
A Rede Américas já nasceu gigante. São 27 hospitais, mais de 4.500 leitos, 42 unidades de oncologia e 37 ambulatoriais em oito estados e no Distrito Federal. Juntos somos mais de 34 mil colaboradores e mais de 40 mil médicos que compartilham o mesmo propósito: cuidar com excelência, tecnologia e acolhimento. No nosso portfólio, temos nomes que fazem parte da história da medicina brasileira: o Samaritano Higienópolis (SP), com seus mais de 130 anos, o Nove de Julho (SP), referência há sete décadas, o Samaritano Botafogo (RJ), um dos principais centros do país, e o Pró-Cardíaco (RJ), pioneiro em transplante de coração artificial. Também fazem parte, o Hospital Brasília e o Complexo Hospitalar Niterói, ambos especializados em alta complexidade.

Cuidado
A Rede Américas é mais do que um nome novo: é a união da essência da Dasa, apaixonada por pessoas, e da Amil, nascida para cuidar. Dessa soma, nasceu algo ainda mais forte: a paixão por cuidar. Nosso desafio foi dar identidade a uma rede tão diversa. Mais do que um símbolo institucional, a Rede Américas representa cuidado. Queremos entregar saúde integrada, eficiente, acessível, tecnológica — mas sempre com um cuidado humano e próximo.

Identidade
Amil e Dasa seguem existindo, cada uma com seu papel. A Rede Américas nasce para dar identidade própria à rede hospitalar, que não é verticalizada e se relaciona com todos os pacientes e operadoras de saúde. Cuidar desse legado é respeitar o passado e projetar para o futuro. O Samaritano Higienópolis, com mais de 130 anos, e o Nove de Julho, com 70 anos de história, preservam sua essência, mas agora fazem parte de algo ainda maior. Na Rede Américas, tradição anda de mãos dadas com inovação — tecnologia, novos protocolos e medicina de valor. Atendemos particulares e estamos credenciados às principais operadoras de saúde do país. Nosso compromisso é manter e ampliar essas parcerias para garantir mais acesso e conveniência aos pacientes e suas famílias.

Mariane Novais, diretora de comunicação da Rede Américas (Divulgação)

Empatia
Paixão por cuidar não é só um slogan — é o que guia cada decisão, cada prática. Ética, qualidade e compromisso real com o paciente são a base de tudo. Queremos ser reconhecidos não só pelo tamanho da rede, mas pelo jeito de cuidar: próximo, humano e resolutivo. É essa mistura de ciência, gestão e empatia que nos diferencia.

Agências
Temos parceiros estratégicos que contribuem com a gente para dar voz à nossa marca: a Artplan, na publicidade, a Bowler, em relações públicas. Eles ajudam a traduzir nossa essência em mensagens consistentes, criativas, sempre reforçando a nossa paixão por cuidar.

Comunicação
A gente escolheu o Dia do Abraço, em maio, para lançar nossa primeira campanha nacional — e isso não foi por acaso. O abraço é o maior símbolo do nosso jeito de cuidar. É o ícone da nossa marca, presente até na nossa identidade visual, que literalmente se forma em um abraço. Ele representa acolhimento, afeto, confiança. E foi exatamente isso que levamos para o ar. Estreamos no intervalo do ‘Fantástico’ com o conceito ‘Paixão por cuidar’, num filme inspirado em histórias reais de pacientes e profissionais da nossa rede. Gente de verdade, que transforma a experiência da saúde com gestos simples e poderosos — como um abraço. Essa campanha foi só o começo. Criamos também a websérie ‘Paixão por cuidar: baseado em cuidados reais’, onde damos voz a pacientes e colaboradores que vivem esse propósito no dia a dia. Além disso, temos muito orgulho da nossa parceria com o Drauzio Varella, que nos ajuda a levar conteúdo confiável, com olhar humanizado, para ainda mais pessoas. Porque para a gente, comunicação é isso: uma forma de cuidar também. Agora, nosso foco é combinar essas campanhas de grande impacto com ações mais segmentadas, direcionadas para públicos específicos como médicos, pacientes e o mercado em geral.

Leia a entrevista completa na edição do propmark de 06 de outubro de 2025