“A tecnologia despertou mais interesse das pessoas por comunicação”. A frase é de Mark Tutssel, CCO da Leo Burnett Worldwide, que apresentou no Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2013 o conceito “Criatividade sem limites”, ao lado de James Kirkham, head global de social e mobile da rede de agências pertencente ao Publicis Groupe. “A tecnologia deu mais velocidade para as marcas e muito, muito mais oportunidades para elas se conectarem com as pessoas”, destacou.
O criativo reforçou que nunca as ideias foram tão fortes como hoje, citando o case “Dumb ways to die”, criada pela McCann Melbourne para o metro da cidade australiana, e que se tornou a campanha mais premiada da história do Cannes Lions. “Essa é uma ideia simples, linda, que conectou não só as pessoas de Melbourne, mas o mundo todo”, disse.
Segundo Tutssel, os criativos precisam absorver o que é importante, significante na vida das pessoas para criar campanhas de sucesso. “Temos que encontrar ideias que sejam estimulantes, realmente engajadoras para os consumidores, pois eles querem participaram das histórias das marcas. É preciso olhar para o óbvio e encontrar o que as pessoas gostam. Essa é uma grande oportunidade para nós conectarmos as pessoas”, ressaltou.
O CCO da Leo Burnett destacou ainda que as propostas das marcas criam valor, mas o que importa é o que elas significam para as pessoas. “Quanto mais elas participam, mais eficiente é a campanha”, pontuou. Segundo ele, as marcas não mudam, o que é diferente é a maneira como elas contam histórias. “A Coca-Cola, por exemplo, nunca mudou, mas conta histórias de uma forma inventiva, fresca, inovadora, todos os dias”. Para finalizar, ele frisou que só a publicidade não é mais suficiente para envolver os consumidores. “É necessário criar ações que conectem as pessoas”.