Renata Gomide fala sobre o #RespeitaMeuCapelo, trabalho da Vult desenvolvido pela GUT que voltou de Cannes com dois Leões
Marca do Grupo Boticário, a Vult voltou de Cannes com um Leão de Prata em PR Lions e outro de Bronze em Brand Experience & Activation: #RespeitaMeuCapelo, desenvolvido pela GUT SP, propõe o redesenho do acessório utilizado em formaturas, com versões para atender e ressaltar a diversidade e beleza brasileira dos vários estilos, curvaturas e tipos de cabelo.
Em parceria com a Dendezeiro, composta por Hisan Silva e Pedro Batalha, CEOs e diretores criativos da marca baiana, foram produzidas quatro versões de capelos.
A campanha lançou tem um minidocumentário, com a participação da professora dra. Joana Angélica, primeira reitora negra de uma universidade no Brasil, e com ex-universitárias recriando suas fotos de formatura como deveriam ter acontecido - com capelos que atendem à diversidade dos cabelos das brasileiras.
Em entrevista ao propmark, Renata Gomide, VP Consumer do Grupo Boticário, afirma que a Vult não é apenas uma marca de beleza. "Somos uma força impulsionadora de sonhos e aspirações das brasileiras que há 20 anos tem como missão democratizar a beleza", destacou.
Ideia inicial
A Vult não é apenas uma marca de beleza; somos uma força impulsionadora de sonhos e aspirações das brasileiras que há 20 anos tem como missão democratizar a beleza. Como exemplo, desde 2017 temos um projeto muito inspirador chamado '220 Vults', que capacita e profissionaliza mulheres a partir da beleza, então essa veia educacional já está imersa no DNA e propósito da nossa marca. Só no último ano, com o projeto, formamos junto com o Empreendedoras da Beleza, mais de 19 mil pessoas. Queremos fomentar o orgulho que cada brasileira sente em sua trajetória e nos comprometemos a acompanhar de perto a jornada das nossas consumidoras, compreendendo suas necessidades. Por isso, quando lançamos novos produtos, nos dedicamos a entender profundamente essas necessidades. E quando lançamos a categoria de Cabelos percebemos, através de depoimentos e pesquisas, o aumento de estudantes negros nas universidades e a falta de representatividade por meio de um acessório crucial: o capelo de formatura. Uma pesquisa do IBGE, por exemplo, comprova que, entre 2010 e 2019, o número de alunos negros nas universidades cresceu cerca de 400%. Mas se temos brasileiras com cabelos lisos, ondulados, crespos e cacheados, por que temos apenas um modelo de capelo de formatura? Foi essa questão que nos levou a fomentar o projeto Respeita Meu Capelo. Entendemos que o acessório que existia até então não tinha sido projetado para a diversidade dos cabelos negros, e já estava na hora de mudar isso!
De negros para negros
Contamos com uma parceria essencial da marca baiana Dendezeiro e da agência GUT, que idealizou o projeto. Juntos, criamos uma coleção de capelos desenhados por pessoas negras para pessoas negras, permitindo que se formem com ainda mais orgulho de quem são. A Dendezeiro redesenhou e criou novas versões de capelo que atendem, ressaltam e valorizam a diversidade e beleza dos cabelos em seus vários estilos, curvaturas e tipos. Mais do que uma experiência de formatura mais inclusiva e especial, este é um ato de pertencimento. Para muitas pessoas, especialmente aquelas que são as primeiras em suas famílias a se formarem, a graduação é um feito extremamente difícil e significativo, uma trajetória com muita superação. Em um dia tão importante, ter seu "direito" de pertencer negado é algo inaceitável nos dias de hoje. Queremos assegurar que todos possam sentir esse pertencimento e todos se sintam representados e respeitados.
Capelos serão doados
Além das mil unidades que serão doadas para as formaturas do segundo semestre da Universidade Federal do Sul da Bahia e da Universidade Zumbi dos Palmares, em São Paulo, nossa parceria vai reforçar esse legado ao oferecer uma consulta aberta e gratuita dos designs dos novos capelos. Disponibilizamos os quatro modelos gratuitamente para todo o mundo na página do Respeita meu Capelo, para que possam ser reproduzidos por quem desejar ampliar esse movimento. Qualquer universidade, a nível global, que queira reproduzir os modelos pode fazê-lo, e incentivamos fortemente essa prática. Queremos que essa iniciativa de inclusão e respeito à diversidade alcance o maior número possível de estudantes, proporcionando a todos a oportunidade de celebrar sua formatura com orgulho e pertencimento. As ações de diversidade do Grupo Boticário têm como premissa essa perspectiva de escalabilidade para ampliar a geração de impacto da inclusão.
Reconhecimento
Mais do que reconhecimento com a nossa conquista em Cannes, com uma Prata na categoria de PR (Brand Voice & Strategic Storytelling) e um Leão de Bronze na categoria Brand Experience & Activation Lions (Social Behaviour & Cultural Insight), ganhamos com o impacto positivo de transformação para uma sociedade mais diversa e inclusiva. Somos a marca pensada para atender às necessidades da mulher brasileira e ao fomentar um projeto que se alinha com as preocupações e interesses de um público diverso e consciente, aumentamos o engajamento e a conexão com as nossas consumidoras, que valorizam marcas que refletem as próprias preocupações sociais e culturais, e o projeto Respeita meu Capelo também é uma forma de demonstrar esse alinhamento. Ganhar essa premiação tem um significado profundo para nós. Ela valida a importância e a necessidade do nosso projeto, reforçando que estamos no caminho certo. Esse reconhecimento nos motiva a continuar promovendo a inclusão e a diversidade, sabendo que nossos esforços estão fazendo uma diferença significativa.
Repercussão
O projeto teve grande repercussão, alcançando grandes resultados e impactando milhares de pessoas, e ainda inspirou o Projeto de Lei 80/2024, protocolado pela vereadora Marta Rodrigues, que pretende aumentar a inclusão no sistema municipal de ensino de Salvador, a capital com maior população negra fora da África, somando 83,2% de indivíduos que se autodeclaram pretos ou pardos, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022. Os prêmios reafirmam o compromisso da Vult e do Grupo Boticário com propósito inovador e socialmente consciente. Outro exemplo desse propósito é que a companhia também conquistou um Bronze com O Boticário, na categoria Glass - uma das mais cobiçadas do festival e com apenas 4 finalistas brasileiros - pela campanha 'Instinto paterno', idealizada pela AlmapBBDO, promovendo reflexões sobre a ampliação da licença parental enquanto benefício, que é, inclusive, um avanço na equidade de gênero no ambiente corporativo.