Renata Gomide fala sobre o #RespeitaMeuCapelo, trabalho da Vult desenvolvido pela GUT que voltou de Cannes com dois Leões

Marca do Grupo Boticário, a Vult voltou de Cannes com um Leão de Prata em PR Lions e outro de Bronze em Brand Experience & Activation: #RespeitaMeuCapelo, desenvolvido pela GUT SP, propõe o redesenho do acessório utilizado em formaturas, com versões para atender e ressaltar a diversidade e beleza brasileira dos vários estilos, curvaturas e tipos de cabelo.

Em parceria com a Dendezeiro, composta por Hisan Silva e Pedro Batalha, CEOs e diretores criativos da marca baiana, foram produzidas quatro versões de capelos.

A campanha lançou tem um minidocumentário, com a participação  da professora dra. Joana Angélica, primeira reitora negra de uma universidade no Brasil, e com ex-universitárias recriando suas fotos de formatura como deveriam ter acontecido - com capelos que atendem à diversidade dos cabelos das brasileiras.

Em entrevista ao propmark, Renata Gomide, VP Consumer do Grupo Boticário, afirma que a Vult não é apenas uma marca de beleza. "Somos uma força impulsionadora de sonhos e aspirações das brasileiras que há 20 anos tem como missão democratizar a beleza", destacou.

Ideia inicial
A Vult não é apenas uma marca de beleza; somos uma força impulsionadora de sonhos e aspirações das brasileiras que há 20 anos tem como missão democratizar a beleza. Como exemplo, desde 2017 temos um projeto muito inspirador chamado '220 Vults', que capacita e profissionaliza mulheres a partir da beleza, então essa veia educacional já está imersa no DNA e propósito da nossa marca. Só no último ano, com o projeto, formamos junto com o Empreendedoras da Beleza, mais de 19 mil pessoas. Queremos fomentar o orgulho que cada brasileira sente em sua trajetória e nos comprometemos a acompanhar de perto a jornada das nossas consumidoras, compreendendo suas necessidades. Por isso, quando lançamos novos produtos, nos dedicamos a entender profundamente essas necessidades. E quando lançamos a categoria de Cabelos percebemos, através de depoimentos e pesquisas, o aumento de estudantes negros nas universidades e a falta de representatividade por meio de um acessório crucial: o capelo de formatura. Uma pesquisa do IBGE, por exemplo, comprova que, entre 2010 e 2019, o número de alunos negros nas universidades cresceu cerca de 400%. Mas se temos brasileiras com cabelos lisos, ondulados, crespos e cacheados, por que temos apenas um modelo de capelo de formatura? Foi essa questão que nos levou a fomentar o projeto Respeita Meu Capelo. Entendemos que o acessório que existia até então não tinha sido projetado para a diversidade dos cabelos negros, e já estava na hora de mudar isso!

De negros para negros
Contamos com uma parceria essencial da marca baiana Dendezeiro e da agência GUT, que idealizou o projeto. Juntos, criamos uma coleção de capelos desenhados por pessoas negras para pessoas negras, permitindo que se formem com ainda mais orgulho de quem são. A Dendezeiro redesenhou e criou novas versões de capelo que atendem, ressaltam e valorizam a diversidade e beleza dos cabelos em seus vários estilos, curvaturas e tipos. Mais do que uma experiência de formatura mais inclusiva e especial, este é um ato de pertencimento. Para muitas pessoas, especialmente aquelas que são as primeiras em suas famílias a se formarem, a graduação é um feito extremamente difícil e significativo, uma trajetória com muita superação. Em um dia tão importante, ter seu "direito" de pertencer negado é algo inaceitável nos dias de hoje. Queremos assegurar que todos possam sentir esse pertencimento e todos se sintam representados e respeitados.

Renata Gomide, VP Consumer do Grupo Boticário (Divulgação)

Capelos serão doados
Além das mil unidades que serão doadas para as formaturas do segundo semestre da Universidade Federal do Sul da Bahia e da Universidade Zumbi dos Palmares, em São Paulo, nossa parceria vai reforçar esse legado ao oferecer uma consulta aberta e gratuita dos designs dos novos capelos. Disponibilizamos os quatro modelos gratuitamente para todo o mundo na página do Respeita meu Capelo, para que possam ser reproduzidos por quem desejar ampliar esse movimento. Qualquer universidade, a nível global, que queira reproduzir os modelos pode fazê-lo, e incentivamos fortemente essa prática. Queremos que essa iniciativa de inclusão e respeito à diversidade alcance o maior número possível de estudantes, proporcionando a todos a oportunidade de celebrar sua formatura com orgulho e pertencimento. As ações de diversidade do Grupo Boticário têm como premissa essa perspectiva de escalabilidade para ampliar a geração de impacto da inclusão.

Reconhecimento
Mais do que reconhecimento com a nossa conquista em Cannes, com uma Prata na categoria de PR (Brand Voice & Strategic Storytelling) e um Leão de Bronze na categoria Brand Experience & Activation Lions (Social Behaviour & Cultural Insight), ganhamos com o impacto positivo de transformação para uma sociedade mais diversa e inclusiva. Somos a marca pensada para atender às necessidades da mulher brasileira e ao fomentar um projeto que se alinha com as preocupações e interesses de um público diverso e consciente, aumentamos o engajamento e a conexão com as nossas consumidoras, que valorizam marcas que refletem as próprias preocupações sociais e culturais, e o projeto Respeita meu Capelo também é uma forma de demonstrar esse alinhamento. Ganhar essa premiação tem um significado profundo para nós. Ela valida a importância e a necessidade do nosso projeto, reforçando que estamos no caminho certo. Esse reconhecimento nos motiva a continuar promovendo a inclusão e a diversidade, sabendo que nossos esforços estão fazendo uma diferença significativa.

Repercussão
O projeto teve grande repercussão, alcançando grandes resultados e impactando milhares de pessoas, e ainda inspirou o Projeto de Lei 80/2024, protocolado pela vereadora Marta Rodrigues, que pretende aumentar a inclusão no sistema municipal de ensino de Salvador, a capital com maior população negra fora da África, somando 83,2% de indivíduos que se autodeclaram pretos ou pardos, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022. Os prêmios reafirmam o compromisso da Vult e do Grupo Boticário com propósito inovador e socialmente consciente. Outro exemplo desse propósito é que a companhia também conquistou um Bronze com O Boticário, na categoria Glass - uma das mais cobiçadas do festival e com apenas 4 finalistas brasileiros - pela campanha 'Instinto paterno', idealizada pela AlmapBBDO, promovendo reflexões sobre a ampliação da licença parental enquanto benefício, que é, inclusive, um avanço na equidade de gênero no ambiente corporativo.