Ação propõe o redesenho do acessório, com versões para atender e ressaltar a diversidade do brasileiro

A formatura é um momento sonhado na vida de quem está na universidade. Entretanto, o uso da beca e do capelo, por exemplo — símbolos desse ritual —, por pessoas negras pode não ser tão simples assim.

Apesar do aumento de estudantes negros em universidades, 400% a mais nos últimos 17 anos, segundo o Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Brasília (UnB), o capelo ainda não atende à diversidade de cabelos da população brasileira, o que gera desconforto e ações nada inclusivas.

Pensando nisso, a Vult fomenta o movimento #RespeitaMeuCapelo que propõe o redesenho do acessório, com versões para atender e ressaltar a diversidade e beleza brasileira dos vários estilos, curvaturas e tipos de cabelo, gerando uma experiência mais inclusiva durante a formatura.

Em parceria com a Dendezeiro, composta por Hisan Silva e Pedro Batalha, CEOs e diretores criativos da marca baiana, foram produzidas quatro versões de capelos. O primeiro é para cabelos com dreads ou trançados, tem estrutura rígida frontal e maleável através de um lenço para amarração; o segundo é para usar com longos coques, turbantes ou penteados altos, e tem uma abertura circular no topo; o terceiro atende a cabelos volumosos, crespos ou cacheados, e contém pentes para fixar; e o quarto encaixa em qualquer cabelo ou penteado, com uma estrutura passadeira na abertura para fixação.

A estratégia desenvolvida pela GUT para Vult tem um mini-documentário, com a participação  da professora dra. Joana Angélica, primeira reitora negra de uma universidade no Brasil, e com ex-universitárias recriando suas fotos de formatura como deveriam ter acontecido - com capelos que atendem à diversidade dos cabelos das brasileiras.

A amplitude da campanha #RespeitaMeuCapelo chama a atenção também para a falta de inclusão cultural na sociedade, até mesmo no âmbito educacional, ambiente este que deveria liderar a agenda de reflexão e mudanças para um país mais consciente e preparado para a sua diversidade.

A parceria de Vult e Dendezeiro estima produzir mil unidades para as formaturas previstas no segundo semestre das instituições Zumbi dos Palmares e Universidade Federal do Sul da Bahia, com a possibilidade de expandir para outras instituições brasileiras.