Antes, as empresas ficavam até cinco anos sem mudar as embalagens dos produtos, sendo que hoje são no máximo dois anos. Essa é uma das informações que ilustram o pensamento de Margot Doi Takeda, sócia e diretora de criação da A10, para defender a tese de que o design passou a ser fundamental no negócio. “Nesses últimos 20 anos (tempo de fundação da empresa), o design mudou muito. Quando a gente começou, o design era só visto para a criação de um logo ou uma embalagem e, aos poucos, foi mudando para um olhar mais estratégico”, exemplificou Margot, que foi aconselhada por ninguém menos do que Nizan Guanaes (chairman do Grupo ABC) a abrir o próprio negócio, quando ela ainda trabalhava na DM9DDB. “Trabalhar com propaganda foi fundamental para a minha carreira”, contou Margot, que também teve passagem pela DPZ (atual DPZ&T).
A A10 é a única empresa brasileira de design selecionada pela Global Local Branding Alliance (GLBA). A GLBA é uma aliança global composta por sete empresas de branding e design de embalagens que realizam encontros e palestras ao redor do mundo para trocar experiências e divulgar o design de seus países. “Quando o Thomas Reiner (idealizador da GLBA) começou a selecionar as companhias para fazer parte da aliança, ele procurou empresas que não tinham sócios estrangeiros, com vontade de continuar sendo nacional e com um comprometimento de mudar o mundo”.
Segundo Margot, as empresas estão investindo mais no design de embalagens, principalmente, “porque marcas têm de investir em alguma forma de comunicação em tempos de crise”. Ela afirma que uma das maiores tendências atuais são embalagens mais transparentes. “Os consumidores querem ver mais os produtos”, contou ela. Um dos cases recentes da A10 são as embalagens da linha Padaria de Pullman, nas quais a empresa teve a sacada de “imitar” na embalagem o pape papel marrom geralmente usado para empacotar os pães nas padarias.
Outra tendência verificada é o resgate dos valores regionais, com a criação de embalagens mais artesanais. “Na última palestra que dei na Rússia, falei sobre os hábitos de consumo dos brasileiros, nossos valores, design, porque muitas multinacionais querem saber o que acontece aqui, porque querem exportar para o Brasil”, destacou Margot, que será jurada de Design no Fiap 2016. De acordo com Margot, a meta da A10 este ano é crescer 15%. “O objetivo é crescer não só aqui, mas internacionalmente. Estamos investindo bastante para fazer mais trabalhos de exportação, para mercados como Estados Unidos, Alemanha, China”, ressaltou. No portfólio de clientes da A10, estão marcas como Ebba (da Maguary), Brasil Kirin, Bimbo, Albert Einstein, Itambé e Seara.