Yuka e Apollo 9: foco continua sendo os trabalhos voltados ao mercado publicitário

 

Depois de sete anos no mercado, a produtora de som A9, do produtor Apollo 9, inaugura sede no Rio de Janeiro em parceria com o músico Marcelo Yuka, um dos fundadores, letristas, baterista e líder da banda O Rappa até o início dos anos 2000. A empresa, que tem sedes em São Paulo e Porto Alegre – e parcerias de casting e produção em Los Angeles e Nova York –, visa, além de atender ao mercado carioca, trazer a criatividade de Yuka para os projetos voltados à música e, principalmente, publicidade, o carro-chefe da A9.

“O Rio é importante para parcerias estratégicas comerciais e também artísticas. E é um local que apresenta características de criação e de casting um pouco diferentes de São Paulo. A mão do Yuka, como produtor musical, irá nos ajudar neste sentido, até por ser uma pessoa influente na cidade, muito ativa, que conhece o mercado todo e está amplamente integrado à cultura local”, afirma Apollo. “É um cara muito respeitado não só pela música, mas também pelo engajamento que possui na sociedade”, completa.

A parceria entre os dois é de longa data. Apollo e Yuka se conhecem desde os anos 90 e foram contemporâneos no cenário musical brasileiro – o produtor foi integrante de uma das primeiras formações da banda Planet Hemp, fundada por Marcelo D2. “Na época eu também já trabalhava com publicidade, em outra produtora de áudio, de porte bem menor. E naquela época o pessoal do mundo musical olhava para a propaganda de forma estranha, com preconceito, como se estivéssemos ‘nos vendendo’.” Isso mudou, até porque a indústria fonográfica teve uma queda e a publicidade surgiu como outra fonte de renda”, diz, lembrando que as próprias marcas, hoje, buscam cada vez mais essa aproximação do lado publicitário com a música. “A comunicação está em busca de uma verdade, fugindo de projetos artificiais. Muitos artistas no mundo são sponsors das marcas, levando storytelling até elas. E é isso que também queremos”.

O atendimento da A9 Áudio no Rio de Janeiro será coordenado por Guta Lima, diretora da área, e Renata Rodriguez. Ambas cuidam das três praças da produtora no país. Entre os filmes mais recentes com trilha assinada pela produtora no mercado está o comercial que divulga o projeto criado pela Africa para a Brahma, que está levando festas da marca para mais de 700 cidades do país até o final da Copa do Mundo.