A AB InBev, dona da Ambev e de marcas como Stella Artois, Budweiser e Corona, além das cervejas brasileiras Skol e Brahma, entre outras, está sendo denunciada por práticas abusivas de cliente pela Marketing Agencies Association (MAA), entidade que representa as agências de publicidade e marketing no Reino Unido. Apesar de ter voltado atrás no planejamento de uma greve, a MAA promete buscar apoio para lutar contra o que chama de conduta “desprezível” por parte da maior companhia de cervejas do mundo em relação ao tratamento dado às suas agências de comunicação.

Segundo a entidade, a greve marcada para começar nesta terça-feira (7) foi cancelada para não colocar as agências em uma posição delicada devido à “vulnerabilidade” que lidam na relação. Por outro lado, a MAA chama todas as associadas a se unirem para pressionar a AB InBev e forçar uma mudança de comportamento. A polêmica gira em torno de prazos de pagamentos e descontos pedidos nos processos de concorrência da empresa.

O assunto foi escancarado depois que a gigante multinacional abriu um processo de concorrência sugerindo que as agências deveriam considerar trabalhar além dos 120 dias de contrato previsto para o pagamento e também precisavam estar preparadas para oferecer descontos acima do estipulado caso a AB InBev não ficasse completamente satisfeita com a dedicação da agência.

Incomodado com a situação, o diretor da MAA, Scott Knox, iniciou uma campanha de reação e afirma ter conseguido o apoio de agências norte-americanas para classificar a AB InBev como uma empresa que realiza práticas “exploradoras”. “A indústria não tem outra escolha a não ser se juntar para ter uma chance de garantir termos financeiros seguros para as agências e suas equipes”, diz Knox.

A AB InBev não se pronunciou sobre o tema.

Com informações de Marketing Magazine e Brand Republic