A ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) e a Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) divulgaram, na noite desta quarta-feira (2), um comunicado sobre a idoneidade do Ibope. No domingo (29), a Record exibiu uma reportagem questionando a medição feita pelo o instituto.

Leia na íntegra o texto oficial:

Anunciantes e agências confiam no sistema brasileiro de mensuração de audiência de TV

O sistema brasileiro de mensuração de audiência de TV, operado pelo Ibope (aqui e em diversos países da América Latina), tem o objetivo de servir ao mercado publicitário como um todo, não se atendo aos interesses específicos de uma empresa ou grupo em particular, seja do setor de anunciantes, seja do setor de agências, seja do setor de veículos.

Eventuais questões sobre o sistema e suas particularidades devem ser resolvidas tecnicamente pela Comissão ABAP-Redes, constituída e mantida justamente com o objetivo de resolver qualquer assunto relacionado ao tema e para cuidar da sua governança.

A ABA (que representa as empresas anunciantes), a ABAP (que representa as agências de publicidade) e o Grupo de Mídia reafirmam sua confiança no sistema adotado e mantido no país, pois é um sistema de padrão internacional, de alto nível de excelência, existente em diversos mercados, devidamente adaptado para o Brasil, adotado por todas as redes de TV nacionais e utilizado como padrão de referencia por anunciantes e agencias.

O sistema brasileiro de mensuração de audiência de TV é permanentemente monitorado pela Comissão ABAP-Redes e está em constante evolução, sendo periodicamente auditado pela Ernst & Young, maior autoridade nesse assunto em todo o mundo.

São Paulo, 2 de dezembro de 2009.

ABA – Associação Brasileira de Anunciantes
ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade
Grupo de Mídia de São Paulo