Assim como ocorreu no Ebap (Encontro Nacional das Agências de Publicidade), em 2010, quando João Roberto Marinho (Organizações Globo), Ruy Mesquita (Grupo Estado) e Roberto Civita (Grupo Abril) receberam o prêmio “Ícones da Comunicação”; e no ano passado, quando a Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) homenageou Antonio Augusto Amaral de Carvalho, o Tuta (Jovem Pan), com a mesma honraria, a entidade elegeu três profissionais, uma agência e uma instituição para receberem o troféu no V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação: Johnny Saad (Grupo Bandeirantes de Comunicação), Octávio Florisbal (Rede Globo), Júlio Ribeiro (sócio e fundador da Talent), a DPZ e a ESPM.
O primeiro a subir ao palco na tarde desta terça-feira (29) foi Saad, que recebeu o troféu das mãos de um concorrente: Roberto Irineu Marinho, presidente das Organizações Globo. Atitude que, segundo o comandante da Band, “o deixou muito emocionado”. Logo depois, foi a vez de Dalton Pastore, presidente do ForCom (Fórum Permanente da Indústria da Comunicação), entregar o prêmio a Júlio Ribeiro. Na apresentação do publicitário, Luiz Lara, presidente da Abap e mestre de cerimônia da entrega dos prêmios, citou o ato de Ribeiro ao fundar a Talent, “um pouco irresponsável”, pelo fato de que, na época, ele deixou a sociedade da MPM/Casablanca – então a maior agência do mercado brasileiro – para se dedicar a uma empresa do zero. “Em momentos de inspiração nós fazemos coisas que não sabemos o tamanho que terão no futuro”, disse Ribeiro ao agradecer pelo prêmio. Hoje a Talent é uma das principais agências do mercado e criadora de cases que entraram para a história da propaganda brasileira, para clientes como US Top, Semp Toshiba, Postos Ipiranga e Brastemp, entre outros.
Criador do top de 5 segundos da Rede Globo, Altino João de Barros, que ingressou na publicidade nos anos 40 na McCann-Erickson (hoje WMcCann), onde segue até hoje, entregou o troféu a Octávio Florisbal, diretor-geral da Rede Globo. O executivo disse que essa homenagem o faz refletir sobre seu trabalho de cinco décadas apoiando o desenvolvimento do mercado. “Sempre ao lado das entidades de todos os setores da comunicação, que defendem a liberdade de expressão e, nesse V Congresso, estão discutindo assuntos que farão com que o mercado brasileiros esteja cada vez mais entre os maiores do mundo”, completou.
Outro nome histórico da publicidade brasileira, Alex Periscinoto, entregou o troféu a Roberto Duailibi pelos 45 anos da DPZ (que serão completos em 2013). Ao subir no palco, o publicitário agradeceu a todos em nome de seus dois sócios – Francesc Petit e José Zaragoza – e brincou com uma frase do compositor Adoniran Barbosa. “Uma vez, ao receber um prêmio, Adoniran disse que preferia sua parte em dinheiro. Eu prefiro o prêmio. Ainda mais após a venda da DPZ”, lembrou, fazendo alusão a um dos negócios mais comentados do mercado publicitário nos últimos tempos: a compra de 70% da participação na DPZ pelo Publicis Groupe.
Por fim, Luiz Salles entregou o prêmio “Ícones da Comunicação” à ESPM, pelos seus 60 anos, data comemorada em 2011. Quem recebeu foi o presidente da instituição, J. Roberto Whitaker Penteado, que aproveitou para lembrar que todos aqueles que subiram no palco antes dele, passaram, de formas diferentes, pela mais famosa escola de publicidade do país.