Teve início nesta quinta-feira (1º), na cidade de Recife, Pernambuco, a etapa de road shows para divulgar o V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação pelo país, com o objetivo de buscar representatividade nacional para o maior evento do setor, que será realizado no espaço WTC em São Paulo entre 28 e 30 de maio. O V Congresso será aberto com palestra do Arcebispo sul-africano Desmond Tutu, prêmio Nobel da Paz de 1984.

Luiz Lara, presidente da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), diz que o maior mérito do congresso será reunir, pela primeira vez na história, 37 entidades em um evento que discutirá todas as disciplinas da comunicação. “Se após o I Congresso tivemos o IVC (Instituto Verificador de Circulação), após o III Congresso o surgimento do Conar (Conselho de Autorregulamentação Publciitária), após o IV Congresso, a Lei 12232, a formação da Frente Parlamentar de Comunicação e o lançamento dos Indicadores de Sustentabilidade de Comunicação, agora o grande desafio é evoluirmos na governança de toda a indústria integrando todas as entidades de comunicação do ForCom (Fórum Permanente da Indústria da Comunicação)”, afirma o presidente.

Desde a semana passada, Lara iniciou os convites aos líderes que deverão presidir os 13 painéis previstos no Congresso. “Todos os temas são muito desafiadores.”, diz. De fato, entre os temas estão abordagens complexas como os novos formatos de mídia na era do marketing da experiência, a privacidade dos consumidores versus a customização crescente da comunicação, as oportunidades trazidas pela realização de grandes eventos no Brasil, a integração das novas plataformas de mídia, a formação do profissional de comunicação do futuro, o papel social da comunicação como indutora do desenvolvimento econômico e social, a Marca Brasil e o crescimento de empresas brasileiras em novos mercados. Importante destacar que todos estes temas foram debatidos e eleitos, de comum acordo, pelos 37 presidentes das entidades integrantes do ForCom”, analisa Lara.

Permanece entre os destaques a Liberdade de Expressão Comercial, foco do IV Congresso. “Evoluímos muito do IV Congresso para cá na defesa da liberdade de expressão comercial. A partir do IV Congresso foi criada a Frente Parlamentar de Comunicação, coordenada pelo Deputado Milton Monti, que reúne mais de 150 deputados. Desde então temos debatido, de forma democrática, cada Projeto de Lei sobre propaganda apresentado no Congresso Nacional.”, diz Lara. No Road Show, o presidente da Abap junta-se aos presidentes regionais da entidade nas principais capitais para mostrar o temário e programação do evento. Ele espera que duas mil pessoas compareçam.

O nome de Tutu para a palestra de abertura também está diretamente ligada ao tema “Liberdade”. “A escolha de Desmond Tutu para abrir o evento deve-se à sua biografia e luta pela liberdade e pela paz. Nós acreditamos que a comunicação é a grande alavanca da liberdade e da democracia. A luta do Arcebispo Desmond Tutu pela paz racial na Africa do Sul, a sua campanha contra a aids são exemplos de que a comunicação pode estar a serviço de causas fundamentais para a sociedade”, afirma Lara.

Não por acaso o Road Show começou em Recife: simboliza a descentralização da economia brasileira a partir do fortalecimento de mercados como o Nordeste, que cresceu em “ritmo chinês” nos últimos anos, aumentando o interesse de grandes empresas por seu imenso mercado consumidor. Depois da capital pernambucana, a agenda dos road shows segue para o Rio de Janeiro, em 13 de março. No dia 15  o evento acontece em Belo Horizonte, 20 em Curitiba, 21 em Florianópolis, 22 em Porto Alegre, 27 em Salvador, 28 em Fortaleza. No dia 3 de abril, o Road Show será realizado simultaneamente em Brasília e Goiânia. A data de São Paulo ainda será definida.