A aposta do Grupo ABC agora é na gestão de inteligência de dados, que será o novo braço estratégico da empresa na área. Batizada de Mindigitall, a nova unidade do grupo é uma associação da holding com a 2Action, que canalizará os investimentos que o grupo pretende fazer nos próximos três anos na área de dados.
O objetivo da aquisição é auxiliar os departamentos das agências do grupo nas campanhas. “Este é um movimento estratégico e de longo prazo dentro da expansão do ABC. Ele permitirá ao grupo oferecer aos clientes e às agências a melhor gestão da enorme massa de dados disponíveis hoje para a publicidade e os negócios em geral”, afirma Guga Valente, CEO do Grupo ABC.
A Mindigitall já nasce com uma equipe de 15 profissionais dedicados à tarefa de coletar, segmentar, interpretar e integrar os dados ao trabalho de comunicação desenvolvido pelas agências do grupo e com acordos junto a parceiros internacionais como Adobe, DoubleClick/Google, MediaMath e Turn, e nacionais como Melt e Tail Target, entre outros.
A criação da nova unidade consolida e aprofunda a experiência do ABC na área. Em 2014, foram realizadas diversas ações para os clientes do grupo baseadas na utilização de dados. “Os dados estão ganhando cada vez mais importância por conta da precisão que eles nos dão, mas nunca substituirão a criatividade”, diz Valente. “Essa ferramenta poderá ser capaz, um dia, de fazer com que eu consiga mandar um comercial diferente para cada apartamento, por exemplo”, complementa o executivo.
Já para Bob Wollheim, head of digital do ABC e responsável pela estratégia digital do grupo, a Mindigitall vai conseguir reunir os melhores talentos do mercado – engenheiros, matemáticos, estatísticos e growth hackers – em uma mesma organização. “Isso é um salto de conhecimento e expertise no universo de dados, que coloca o Grupo ABC no patamar dos maiores grupos internacionais”, destaca.
PROGRAMÁTICA
Ainda de acordo com Wollheim, esse cenário de mídia programática representa uma novidade no mundo da tecnologia. “Nosso objetivo é oferecer às agências uma equipe que as ajude a realizar as mudanças, testar as novidades em primeira mão e estar totalmente atualizadas e preparadas para os desafios e as oportunidades que se apresentam junto aos seus clientes”, diz Bob.
Ernani Vidal, sócio da Mindigitall, classificou como essencial essa ferramenta para o mercado publicitário. “A organização de dados dos clientes é um passo essencial que abre um universo de possibilidades para planejamento de campanhas, ativação de ações através dos dados e, consequentemente, maior conhecimento sobre os seus consumidores e a percepção deles sobre marca e seus concorrentes”, ressalta. “Nas campanhas com o uso de dados, se comparadas a compras tradicionais, conseguimos duplicar interações e resultados”, completa.
Para Nizan Guanaes, sócio-fundador do Grupo ABC, está surgindo um novo horizonte tecnológico para a publicidade. “Se alguns fingem que não veem, têm medo, fogem ou negam o inevitável, a gente aqui no grupo está mergulhando nessa nova realidade. Temos certeza de que esta será uma nova era de inovação e muita criatividade, e o ABC será um grande protagonista desse novo mundo”, destaca.