A ABDOH (Associação Brasileira de Mídia Digital Out-of-Home) resolveu potencializar, em 2012, a participação brasileira na Digital Signage Expo, principal feira global dedicada à sinalização digital, tecnologia interativa e redes out-of-home. A entidade, que já levava seus representantes para o evento anteriormente e incentivava a participação dos players do mercado, montou para este ano uma delegação composta por 60 profissionais, que embarcam para Las Vegas a fim de acompanhar as tendências e novidades do mercado, bem como seminários diversos, que acontecem de 6 a 9 de março na cidade americana. O propmark está em Las Vegas para a cobertura do evento.
“A ABDOH tem como um de seus principais objetivos a consolidação do mercado. Para isso, a entidade tem feito um trabalho muito grande no exterior, trazendo os novos conceitos aplicados e desenvolvidos lá fora para o Brasil. A DSE é a feira mais importante desse setor mundialmente, onde estão as maiores empresas e os principais seminários. Até então, o país tinha uma participação relativamente importante, mas isolada. Para resolver a questão, achamos pertinente criar uma delegação, unir esses profissionais e tornar a experiência ainda mais positiva”, ressaltou Ubiratan Macedo, diretor executivo da ABDOH.
Para tal, foi firmada uma parceria com a Embaixada Americana no Brasil, que auxiliou no processo e vai intermediar possíveis aproximações de executivos de empresas brasileiras e americanas durante o evento. Atualmente, a entidade apresenta 18 associados, entre eles Elemidia, SubWay Link, TV Minuto, BusTV, Terra, TV Mulher & Mãe e YMidia.
A presença de diversos outros players no grupo que viaja para Las Vegas, já que o projeto não se limitou aos membros parceiros da ABDOH, pode fazer com que esse número seja significativamente ampliado em um futuro breve. Marcam presença na delegação empresas como Samsung, Cineboteco, On+Bus, Tecsys Brasil, Onibus Digital, Proview e Grupo Bandeirantes – que inclusive conta com a presença de seu presidente, João Carlos Saad. Apesar de ter grande força em novidades tecnológicas, o evento também se destaca por promover discussões sobre quesitos como a exploração de conteúdo e a publicidade na mídia digital out-of-home.
Entre os seminários previstos estão “Perspectiva das agências: como podemos valorizar as redes digitais locais”, “Como definir conteúdo para sua rede de sinalização digital”, “Criando uma estratégia multitelas” e “Integração de campanhas mobile com digital out-of-home: não precisa ser social, só precisa funcionar!”. “É uma feira capitaneada por empresas de tecnologia, mas os seminários abordam todas as áreas. Um deles inclusive é promovido pela DPAA (Digital Place-based Advertisign Associaton, entidade internacional sediada em Nova York que se dedica a aprimorar o crescimento da indústria), da qual a ABDOH é associada, voltada ao mercado publicitário. Nada impede que, com o tempo, agências e anunciantes se interessem em acompanhar esse tipo de evento para conhecer melhor o setor e, principalmente, ter um contato mais profundo com o mercado”, complementou Macedo.