Na última quarta-feira (24), a Abedesign (Associação Brasileira de Empresas de Design), em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), promoveu, no Centro Britânico Brasileiro, o Cannes Lions Review. O evento teve como objetivo apresentar um balanço da participação das empresas do setor no Cannes Lions e novidades para a edição de 2014.
No encontro, foram apresentados os principais números, fotos e conteúdos abordados, bem como debatida a participação do setor no evento deste ano. “Deu para ter uma noção clara do que o festival espera da categoria de Design e como devemos pensar melhor nossas apresentações. Por exemplo, uma prancha que explique rapidamente e com clareza o projeto é fundamental”, aconselhou Gustavo Greco, da Greco Design, jurado brasileiro na área.
“Devemos chegar ao evento com uma agenda já pré-definida do que é importante conhecer e saber para nosso enriquecimento profissional. Isso é fundamental”, afirma Anna Carolina Maccarone, gerente-executiva da Abedesign. Segundo ela, um dos exercícios que a entidade deve começar a fazer é ampliar a presença da economia criativa no evento. “Já começamos um movimento de aproximação com a Apro (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais), que, há alguns anos, está em Cannes por meio do Projeto FilmBrazil, e a tendência é fazer o mesmo com outros parceiros da Apex. Além disso, um caminho natural para o setor é se aproximar da categoria Innovation Lions, lançada este ano, que tem muita relação com nosso segmento. Mas isso são projetos que estudaremos a partir de agora”.
Dois associados da Abedesign levaram, respectivamente, prata e bronze em Design Lions: Greco Design, de Minas Gerais, e Claudio Novaes Design, de São Paulo.