Gustavo Gelli, vice-presidente da Tátil Design, assumiu nesta terça-feira (28) a presidência da Abedesign (Associação Brasileira de Empresas de Design) para o biênio 2013-2015. O executivo substitui Luciano Deos, CEO do grupo Gad’, que estava à frente da associação desde 2009. Gelli, que é engenheiro eletrônico especializado em finanças, diz que terá foco técnico no desenvolvimento dos projetos da entidade. “Quero objetivos factíveis, que possam ser alcançados”, afirmou. O executivo respondeu pela vice-presidência da entidade nos últimos dois anos.
A Abedesign foi fundada em 2004 para fortalecer as empresas do setor. A organização é estruturada nos eixos qualificação, promoção comercial, apoio à expansão e fomento às companhias associadas. Nos últimos quatro anos, foram investidos R$ 12 milhões no projeto Brasil Design, voltado a missões empresariais e fortalecimento de relações com potenciais clientes internacionais. “O país é uma potência econômica e acreditamos que era necessária uma pauta de internacionalização”, disse Deos sobre sua gestão.
Uma das parceiras estratégicas da Abedesign é a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que vê no design elemento para ajudar a diferenciar os produtos nacionais no mercado internacional. Entre as iniciativas está aumentar a participação brasileira no Cannes Lions. As duas organizações subsidiaram a inscrição de peças e a participação de delegados nas últimas quatro edições do festival.
O próximo projeto entre as duas organizações, chamado “Design Transversal”, irá investir R$ 4 milhões para aumentar a competitividade do produto brasileiro no mercado internacional. “A Apex fomenta 80 setores e vamos escolher duas áreas para trabalharmos com olhar de inovação para atingir objetivo de negócio dos produtos nacionais no exterior”, explica Gelli. De acordo com ele, a iniciativa ainda está em fase de estudo para definir quais serão os índices de performance que serão trabalhados. “Precisamos ainda definir quais serão os KPIs: se será aumento de market share, redução de custo ou maior velocidade de produção”.