“Transformações: o que moverá o mundo na próxima década?” é o tema do 7º Congresso Brasileiro de Pesquisa, o maior evento nacional do setor, realizado pela Abep (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa). O encontro será realizado nos próximos dias 4 e 5 de abril, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. 

Segundo Zilda Knoploch, chairwoman do congresso, a proposta do evento, que reunirá mais 500 pessoas, é apresentar, debater e refletir sobre as mudanças que impactam a sociedade, as novas tendências, os avanços da tecnologia, além de outros aspectos que alteram as relações humanas. “A indústria da pesquisa é responsável por identificar as mudanças sociais e apontar caminhos que atendam às necessidades dos clientes”, diz Duilio Novaes, presidente da Abep.

O evento reunirá mais de 40 palestrantes. Entre os destaques, estão o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, o historiador Leandro Karnal, da Unicamp, que vai falar sobre as transformações sociais no Brasil; a jornalista Miriam Leitão, que abordará suas observações durante a produção do livro  “História do Futuro”; a antropóloga britânica Chiara Vascotto, especialista em consumo das famílias; o também antropólogo Roberto da Matta, professor da PUC-RJ; Paulo Rabello, diretor de Engenharia do Entretenimento da Rede Globo; David Krajicek,  CCO da GfK; Laércio Cardoso,  fundador da MindPartners, com longa carreira internacional no marketing da Unilever; Clifford Young, presidente da Ipsos Public Affairs; Roberto Vazquez, CEO da Nielsen IBOPE; o senador Álvaro Dias (PV/PR); Luca Cavalcanti, diretor dos Canais Digitais do Bradesco, e o publicitário Ulisses Zamboni, presidente da agência Santa Clara.