A Aberj (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) apresentou uma iniciativa de combate às fake news.  Segundo a associação, um dos objetivos é resolver condições que fazem prosperar as notícias falsas na sociedade: a educação midiática.

Batizada de ‘Aliança Aberje de Combate às Fake News – movimento empresarial contra a desinformação’, a iniciativa é baseada no código de princípios do International Fack-cheking Network, do Poynter Institute, que prevê compromissos com o não-partidarismo, com as fontes, com a prestação de contas, com a transparência e com a honestidade.

Foco na educação midiática (Unsplash)

Nas redes sociais, a hashtag da Aliança é #JuntosContraFakeNews.

De acordo com pesquisa do Instituto Ipsos, realizada em 27 países, os brasileiros são os campeões mundiais no crédito a notícias falsas: 62% dos cidadãos reconheceram já terem acreditado em uma reportagem enganosa. Detalhe: a média mundial é de 48%, bem abaixo da média do Brasil.

Diante disso, a Aberje convocou as lideranças de comunicação das empresas associadas a capacitarem seus empregados – e demais stakeholders das organizações – em educação midiática e, dessa forma, fazer deles, além de pessoas mais adversas a fake news, agentes multiplicadores no combate à desinformação.

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