Paulo Macedo

A regata pan-oceânica Volvo Ocean Race, cuja largada será no próximo dia 5, na Espanha, é o cenário para o ABN Anro Bank deflagrar uma ação global de valorização da sua marca. O banco participa com dois barcos na competição milionária. Os atores são os 98 mil funcionários da instituição financeira de origem holandesa, dos quais 29 mil no Brasil e que atuam nas 1.890 agências e postos de atendimento do Banco Real, marca brasileira que integra sua rede internacional.
O banco quer reforçar para sua equipe os efeitos da colaboração mútua no dia-a-dia profissional. O ABN instituiu internamente o 4 de novembro como o dia do colaborador. São quatro itens que traduzem seus valores corporativos: trabalho em grupo, profisionalismo, integridade e respeito. Para competir em uma regata como a Volvo Ocean Race, os atletas têm que ter em mente essa regra, essencial para os processos de superação em alto mar.
O executivo Fernando Egydio Martins, diretor de estratégia de marca e comunicação corporativa do Banco Real, explica que durante esta semana o clima da regata vai impregnar todos os setores. Na agência central, em São Paulo, terá a exposição de fotos “Team ABM Anro in The Volvo Ocean Race”. Nas salas de reunião serão afixadas frases motivacionais e a família Schurmamm, catarinenses que deram a volta ao mundo de barco, vão fazer palestra onde detalham sua experiência. Os relógios de parede das agências terão dispositivo de contagem regresssiva para a largada da regata e a rede interna TV Real vai exibir vídeos dos treinos dos barcos do ABN. Os funcionários receberam um kit com o uniforme da torcida organizada global para motivar os atletas das suas embarcações.