Com parte de sua equipe, o Governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral Filho prestigiou esta tarde a ABP (Associação Brasileira de Propaganda) durante a entrega da trigésima edição do Prêmio Comunicação. Cabral, eleito por unanimidade a Personalidade do Ano, destacou a importância do Rio de Janeiro ao subir ao palco para ser premiado. “É um produto extraordinário. O que fizemos foi pegar este produto tão querido no mundo todo, que precisava de uma injeção de ânimo, e qualificar, dar segurança para quem quer investir. Nosso único mérito foi dar a dimensão que ele merecia”, concluiu.
Além dele, muitos representantes do mercado publicitário compareceram ao evento da ABP, entidade que prestigiou ainda a Borghierh Lowe como a Agência do Ano, a Tim como Anunciante do Ano e a TV Record como Veículo do Ano. A ABP também fez uma homenagem especial ao Projeto Olímpico Rio 2016.
A Agência do Ano foi a Borghierh Lowe pelo seu destacado crescimento, reflexo da alta qualidade criativa e pela excelência do seu planejamento estratégico, aplicado a todos os meios de comunicação. Os presidentes da agência José Henrique Borghi e Erh Ray receberam o prêmio. Ao agradecer, Borghi ressaltou o grande desempenho da agência, que saiu da 18º posição no ranking de maiores agências do país para ocupar o terceiro lugar. “No ano passado tivemos um crescimento espetacular. Se tivermos outra crise como aquela, estamos feitos”, completou.
Luca Luciani, presidente da TIM, recebeu o prêmio de Anunciante do Ano conquistado pela empresa. “Depois de pouco mais de um ano a frente da empresa, receber este prêmio é uma felicidade. Temos 42 milhões de clientes que acreditaram no trabalho e inovação da Tim. Ao chegar aqui, a primeira decisão foi investir mais para falar com os clientes e fazer um reposicionamento de marca. Investimos três vezes mais em 2009 do que em 2008. A segunda decisão importante foi a escolha das agências de publicidade, fundamental para a gente”, disse citando o trabalho da McCann e da Neogama/BBH. A Tim foi premiada pela crença no poder da comunicação e por seus investimentos em tecnologia, com participação excepcional em todos os segmentos de mídia, por sua inovação em qualidade e conteúdo e por seu comprometimento com o crescimento do país.
Já a Record foi premiada como Veículo do Ano pelos investimentos para ser uma emissora de qualidade, levando informação e entretenimento ao público brasileiro; pelo destaque e crescimento que vem conquistando. Walter Zagari, diretor comercial da Rede Record agradeceu destacando a estratégia da emissora em marketing e vendas, que possibilita alçar vôos maiores. “Hoje estamos em mais de 130 países”, acrescentou, depois de dizer que a Record almeja ser maior que a americana CNN. Segundo Zagari, a emissora obteve no ano passado R$ 2,5 bilhões de faturamento. “E esperamos um crescimento de 54% para 2010, achamos até que vamos passar este número”, comentou. Grande parte do elenco artístico da emissora prestigiou a premiação.
O evento da ABP foi apresentado pela jornalista Claudia Cruz. Antes da premiação, a CBN realizou um talk show com a presença dos jornalistas Heródoto Barbeiro e Arthur Xexéo, além da filósofa Viviane Mosé e do escritor Carlos Heitor Cony. O tema em discussão foi liberdade de expressão.
Por Teresa Levin