Em um concorrido evento que reuniu diversos profissionais dos mercados de Rio de Janeiro, de São Paulo, entre eles Regis Fichtner, chefe da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro; o professor José Roberto Gnecco, assessor de planejamento da Secretaria Executiva do Ministério dos Esportes (que representou o Ministro Orlando Silva); João Roberto Marinho, vice-presidente das Organizações Globo; Gilberto Leifert, presidente do Conar; Dalton Pastore, presidente do Conselho da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade); e Caio Barsotti, presidente do Cenp (Conselho Executivo de Normas-Padrão), a ABP (Associação Brasileira de Propaganda) entregou seu tradicional Prêmio Comunicação 2010 no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

Cyd Alvarez,presidente da entidade, disse na ocasião que, a cada ano, torna-se mais difícil selecionar os premiados. “Nossos escolhidos são pessoas e empresas que fazem as coisas com paixão”, ressaltou. Nesta edição do prêmio, a ABP homenageou o Instituto Oi Futuro, além de premiar Henrique Meirelles, AlmapBBDO, Santander e Editora Globo. Ao receber a homenagem, Welington Silva, diretor de marketing e conteúdo do Instituto Oi Futuro, lembrou que se ao nascer o Oi Futuro dedicava-se a projetos de educação e cultura, 10 anos depois tornou-se mais abrangente, incluindo projetos de meio ambiente e esportes e certamente o único instituto do gênero presente em todos os estados brasileiros.

Marcello Serpa, sócio e diretor geral de criação da AlmapBBDO, disse ao receber o prêmio de Agência do Ano que tem profundo orgulho do trabalho que a agência faz. Ele agradeceu a várias pessoas que trabalham nas várias áreas da agência. “Não somos muito bons em divulgar o nosso trabalho, preferimos nos concentrar nele e fazer sempre o melhor possível”, pontuou. Henrique Meirelles, presidente do Banco Central entre 2003 e 2010, foi escolhido Personalidade do Ano e recebeu o troféu das mãos de Cyd Alvarez. Em seu curto discurso, Meirelles ressaltou que o prêmio era significativo devido ao momento especial que o País vive.
“Como disse o Cyd em seu discurso de abertura, recuperamos a capacidade de sonhar, e isso foi resultado da estabilidade, e da previsibilidade. Trabalhei muitos anos no exterior e uma das coisas que sempre me deixou triste é que diversos países mudaram de padrão de vida, saindo do chamado Terceiro Mundo, e entre os que não conseguiam estava sempre o Brasil. Eu sonhava com o momento em que conseguisse. Hoje, o Brasil não é mais um país do futuro. É um país do presente”, disse Meirelles, ovacionado pela plateia.

A Editora Globo foi escolhida Veículo do Ano e esteve representada na premiação por seu diretor geral Frederic Kachar. Ao receber o prêmio, Kachar disse ser este um momento de consagração de uma década que começou difícil. “Eramos uma empresa calcada apenas em mídia impressa e, preservando nossos valores, conseguirmos nos transformar em uma empresa multiplataforma com mais de 17 marcas”, destacou Kachar. A Editora Globo tem hoje 7,8 milhões de leitores, 16 websites, com 108 milhões de pageviews e 7,7 milhões de usuários únicos por mês.

Cristiana de Angelis, gerente executiva de marketing do grupo Santander, recebeu pelo banco a premiação de Anunciante do Ano. Segundo ela, a comunicação é reflexo das crenças, da cultura e da maneira de ser da instituição. No palco, com prêmio em mãos, Cristiana homenageou a Talent, agência que atende o Santander e que, segundo ela, é uma extensão do banco e uma empresa muito profissional com a qual tem a honra de trabalhar.