A Associação Brasileira de Propaganda – ABP – entregou na noite de segunda-feira (10) o seu prêmio Destaque Profissional de Comunicação 2017 no Teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro. Entre os premiados, estão o diretor de Redação do PROPMARK, Marcello Queiroz, que foi escolhido na categoria Profissional Jornalista do Trade; Andre Kassu, sócio da CP+B, foi escolhido Publicitário do Ano; e, na categoria Executivo de Agência, um empate: Rodolfo Medina, da Artplan, e Marcio Oliveira, da Lew’LaraTBWA.
Na categoria Anunciante, foi escolhida Adriana Knackfuss, diretora de comunicação integrada de marketing da Coca-Cola, que concorria com profissionais do Itaú e da Ipiranga. Foram 20 categorias nas quais foi possível escolher, via votação digital, um de três nomes finalistas. A lista original foi indicada por voto aberto e, também, pela diretoria da entidade. Confira a lista completa de vencedores abaixo.
Os nomes vencedores foram revelados após a realização do Timeline ABP Summit, que marcou também os 80 anos da ABP com uma série de palestras e homenagens. Foram homenagedas 10 pessoas que ajudaram de alguma forma a construir a história da entidade, entre eles os ex-presidentes Caio Valli, Edeson Coelho, Euller Matheus, Elysio Pires e Luiz Macedo e ainda Roberto Marinho (homenagem póstuma) e os profissionais Leila Duarte, Jomar Pereira da Silva, Marcio Ehrlich (Janela Publicitária) e João Luiz Faria Neto.
O troféu entregue nesta edição comemorativa do evento teve criação do designer Ricardo Saint-Clair – várias lâmpadas douradas combinadas com o objetivo de mostrar que o profissional premiado na noite do evento se junta a vários outros que, ao longo dos 80 anos, contribuíram para criar o mercado.
O mandato de Álvaro Rodrigues à frente da ABP termina em julho desse ano e, durante o evento, o profissional disse que a vontade de realizar dessa diretoria foi maior do que as muitas dificuldades enfrentadas. Em sua gestão, foram tomadas algumas decisões difíceis, como a venda da sede da entidade, adquirida nos anos 50. Alvinho afirmou esperar que a próxima diretoria aponte para o futuro. Ele foi homenageado pela revista Latin Spots, realizadora do prêmio El Ojo de IberoAmerica.
Confira os premiados desse ano:
1. Publicitário do Ano:
André Kassu (CP+B Brasil)
2. Profissional Executivo de Anunciante:
Adriana Knackfuss (Coca-Cola)
3. Profissional Executivo de Agência:
Marcio Oliveira (Lew,LaraTBWA)
Rodolfo Medina (Artplan)
4. Profissional Executivo de Veículo:
Fabio de Mello (TV Globo)
5. Profissional Jornalista do Trade:
Marcello Queiroz (PROPMARK)
6. Diretor de Criação:
Rynaldo Gondim (AlmapBBDO)
7. Redator:
Rafael Klein (F/Nazca S&S)
8. Diretor de Arte:
Jefferson Rocha (Africa)
9. Profissional de Atendimento de Agência:
Ana Pereira (FCB)
10. Profissional de Atendimento de Veículo:
Eduardo Petribú (TV GLOBO)
11. Profissional de Mídia de Agência:
Tiago Rodrigues (Ogilvy)
12. Diretor de Comerciais:
Tomate (Zohar)
13. Profissional de Planejamento:
Bruno Cunha (Ogilvy)
14. Profissional de Fotografia:
Alexandre Salgado
15. Profissional de Produção de Som:
Paulinho Bessa (Capitão Musical)
16. Profissional de Produção Publicitária:
Charles Nobili (FCB)
17. Profissional em Comunicação Digital:
Moacyr Netto (w3haus)
18. Profissional de Design:
Fred Gelli (Tátil Design)
19. Profissional de Marketing Promocional:
Roberta Medina (Dream Factory)
20. Economia Criativa:
André Marini (Cidade das Artes)