Esclarecendo que, como bom jornalista, sempre respeitou a separação entre as áreas editorial e publicidade, Carlos Henrique Schroeder, diretor-geral da TV Globo, disse ao receber da Associação Brasileira de Propaganda (ABP) o prêmio de Personalidade do Ano, no Prêmio Comunicação, nesta quarta-feira (29), no Rio de Janeiro, que a homenagem o surpreendeu, mas que o gesto representa a parceria entre o Grupo Globo e os publicitários.
Schroeder – que assumiu a posição deixada por Octávio Florisbal em 2012, deixando a diretoria de jornalismo e esportes – relembrou que em 1983 a ABP deu o nome de Roberto Marinho ao seu novo auditório inaugurado na sede da entidade, no centro, quando reconheceu o valor da publicidade como uma das duas principais fontes de receita de um jornal, além da assinatura.
“Esses dois aspectos, o respeito ao público e o reconhecimento da importância da publicidade valem até hoje e norteiam o nosso negócio”, disse Schroeder.
Vale lembrar que durante alguns anos – a partir de 2004 – a ABP deu o nome de Roberto Marinho à própria premiação de Personalidade do Ano, na gestão de Armando Strozenberg, hoje diretor da entidade e chairman da Havas Worldwide Brasil.
A cerimônia de entrega ocorreu durante almoço no Golden Room do Copacabana Palace, reunindo alguns dos principais nomes do mercado de comunicação. A Agência do Ano escolhida foi a Havas Worldwide, representada pelo seu diretor global, o português Ricardo Monteiro, e Armando Strozenberg. Monteiro lembrou que a agência está no país há apenas sete anos e já conta com quase 700 profissionais, vem investindo fortemente e conquistou cerca de 18 novos clientes no último ano – inclusive o Grupo Pão de Açúcar.
O Anunciante do Ano é o Banco Itaú, prêmio recebido por Fernando Chacon, diretor executivo de marketing do banco, que lembrou que a construção de uma marca é feita tanto por publicidade quanto pela experiência nos pontos de vendas. Alberto Pecegueiro, diretor-geral dos canais Globosat, Pedro Garcia, diretor de negócios dos canais do SporTV e o diretor de canais SportTV Raul Costa Jr, responsável pelo conteúdo do canal, receberam o prêmio de Veículo do Ano dado ao SporTV. “Esse prêmio é fruto do trabalho de um grande time”, resumiu Pecegueiro.
Nesta edição do prêmio, uma Homenagem Especial foi feita ao BomNegócio.com pela “coragem de investir em uma nova categoria de produtos e serviços online e pela memorável campanha de comunicação”. João Gonçalves, diretor de marketing da empresa, recebeu o troféu. “Investimos na medida em que acreditamos que podemos ajudar as pessoas a fazerem bons negócios na internet”, disse.
O Prêmio Comunicação é realizado pela ABP desde 1979.