Em desenvolvimento desde 2019, o material é compreendido pela entidade como um mecanismo para auxiliar na sustentabilidade dos negócios

A Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi) apresentou um guia nesta terça-feira (24) em que trata dos descritivos e valores de mais de 140 produtos de comunicação digital de nove áreas de atuação. Entre elas, planejamento, concepção criativa, produção de vídeo e animações, conteúdo, martech e mídia.

Em desenvolvimento desde 2019, o material é compreendido pela entidade como um mecanismo que auxilia na sustentabilidade dos negócios, com nivelamento de preços e licitações e concorrências mais condizentes com a realidade da comunicação digital.

A formulação do guia contou com a contribuição de lideranças da entidade e, na sua fase de precificação, recebeu colaboração de cerca de 100 associados. A validade estatística das informações foi corroborada pelo Instituto de Pesquisa Opinião.

Apesar de ser um recurso proposto como ferramenta para balizar as relações de mercado, o acesso ao documento será exclusivo aos associados da entidade. Segundo o comunicado, os orgãos públicos e contratantes que tiverem interesse no material devem fazer solicitações individuais.