Chamada de Percentual Solidário, a nova campanha da Abramus (Associação Brasileira de Música e Artes) vai contar com a participação de alguns nomes da música popular brasileira, como Lulu Santos, Roberto Menescal e Roberto Frejat.

Cada autor participante doará uma porcentagem dos direitos autorais de execução pública de uma de suas obras: os valores doados serão referentes à arrecadação dos meses de maio, junho e julho de 2021. 

Menescal, Frejat e Lulu Santos: ajuda aos profissionais que vivem da música (Créditos: Isabela Kassow e Leo Aversa/ Divulgação Montagem: Lucas Boccato)

Já aderiram à campanha os compositores: Lulu Santos (‘A Cura), Roberto Menescal (‘O Barquinho’), Roberto Frejat (‘Amor Pra Recomeçar’), Ivan Lins (‘Vitoriosa’) Dudu Falcão (‘Paciência’), Jorge Vercillo (‘Que Nem Maré’), Danilo Caymmi (‘O Bem e o Mal’), Fagner (‘Retrovisor’), entre outros.

De acordo com a associação, serão atendidos músicos, técnicos de som, roadies, iluminadores, entre outras atividades ligadas à música e ao entretenimento, sem remuneração há mais de um ano, através de projetos parceiros em Salvador, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Belo Horizonte.

Na campanha de 2020, que promoveu leilões virtuais de itens exclusivos de 33 artistas, todo o valor arrecadado foi convertido em cestas básicas que ajudaram cerca de 2.500 famílias, em sete estados, através de 11 projetos parceiros.