A Abril S.A. confirmou, na tarde desta quinta-feira (1º), a realização de mais uma reestruturação editorial e comercial, que envolve a demissão de dezenas de funcionários, mudanças na estrutura diretiva de seus principais núcleos e a extinção de produtos editorias. A reorganização, adiantada pelo propmark (leia aqui) atingiu as Unidades de Negócios Abril Segmentadas, Veja, Exame e Negócios Digitais. Entre as principais mudanças na frente comercial está a descentralização da Diretoria de Publicidade Centralizada, que passará a ser distribuída em cada uma das UN’s. “As mudanças são importantes para focar investimentos e esforços nas marcas líderes nos vários segmentos em que a Abril atua, garantindo assim o crescimento e a relevância das publicações”, declarou a empresa em comunicado oficial, garantindo que “os compromissos publicitários e de assinaturas serão honrados, por meio de pacotes de reposição”.
Na Unidade de Negócios Abril Segmentadas, sob comando da diretora-superintendente Helena Bagnoli, foram descontinuados os seguintes títulos em todas as suas plataformas: Alfa, Bravo!, Gloss e Lola, assim como o portal Club Alfa. De acordo com a companhia, as quatro publicações representavam menos de 2% da receita de publicidade das revistas da Abril. A edição de agosto, que circula em todo o país a partir da próxima semana, é a última de cada título. Em função da reestruturação, cerca de 150 profissionais de diversas áreas deixam a empresa.
Alguns títulos foram agrupados por segmento e terão um único diretor de redação. É o caso de Elle, Estilo de Vida e Manequim, que passam a ser comandadas por Dulce Pickersgill; Men’s Health, Women’s Health, Runner´s World e Placar, que serão dirigidas por Sérgio Xavier; e Bons Fluidos, que passa a reportar-se a Denis Russo Burgierman, diretor de redação de Superinteressante e Vida Simples.
Além dos reagrupamentos de títulos, a Abril comunicou movimentos na área editorial: Sérgio Gwercman, que estava à frente de Alfa, assume a direção de redação de Quatro Rodas; Viagem &Turismo terá como diretora de redação Angélica Santa Cruz, que respondia pelo comando de Lola; Armando Antenore, redator-chefe de Bravo!, passa a ser repórter especial da UN Abril Segmentadas; Tatiana Schibuola, ex-diretora de Gloss, assume a direção de redação de Capricho; Giuliana Tatini, até então diretora de redação de Capricho, passa a comandar o portal MdeMulher; Caco de Paula, diretor do Núcleo de Sustentabilidade, bem como toda a estrutura do Planeta Sustentável, passam a reportar-se diretamente à presidência da Abril S.A. A revista National Geographic permanece na UN Abril Segmentadas. Monica Kato segue à frente das Femininas Populares e assume também o comando de Máxima.
Nove diretores de redação foram dispensados da Unidade Segmentadas: Airton Seligman (Men’s Health), Claudia Garcia (Manequim), Demetrius Paparounis (núcleo femininas populares), Gabriela Aguerre (Viagem & Turismo), Lucia Barros (Maxima), Maria Rita Alonso (Estilo), Sandra Sampaio (diretora de publicidade da Unidade Segmentada), Sandra Soares (Portal M de Mulher) e Sérgio Berezovsky (Quatro Rodas).
Já as áreas de publicidade e marketing sofrem as seguintes alterações: Rogério Gabriel Comprido volta à empresa e assume a diretoria de publicidade da UN de Segmentadas. Ele terá em sua equipe os diretores Willian Hagopian e Roberto Severo. Ficam responsáveis pelas áreas de marketing e eventos Wagner Gorab e Louise Faleiros. O Projeto Copa terá no seu comando Tiago Afonso, que se reportará a Dimas Mietto. Na frente digital da UN Abril Segmentadas foi criada a Diretoria de Estratégia Digital, que será comandada por Guilherme Werneck (antes responsável por Desenvolvimento de Novos Negócios da MTV).
A Unidade Veja também sofreu mudanças na estrutura de Publicidade e Marketing. Sérgio Amaral assume a diretoria de publicidade, tendo como subordinados diretos os executivos Márcia Sóter, Robson Monte, André Almeida e Alex Foronda; e os gerentes Alexandra Mendonça, Samara Sampaio e Andrea Veiga (Rio de Janeiro). Renato Cagno fica responsável por projetos publicitários e negócios digitais da UN Veja; Claudia Furini assume o marketing da unidade, atuando no acompanhamento do mercado publicitário e na comunicação da UN Veja; e Andréa Abelleira permanece responsável pela área de Circulação (Avulsa e Assinaturas) e Eventos. Jacques Ricardo comandará a Diretoria de Publicidade-Regionais, que passa a incorporar também as funções de Classificados, Publicidade Internacional e Estúdio. Sua estrutura atenderá todas as UN’s. Thais Chede Soares se mantém no cargo de diretora-superintendente Comercial e Administrativa da unidade.
Na Unidade Exame, Marcos Gomez assume a Diretoria de Publicidade, tendo como subordinados diretos Ana Paula Teixeira e Eliani Prado, em São Paulo, e Leda Costa, no Rio de Janeiro. Na Unidade Negócios Digitais, René Agostinho, atual diretor da Abril Coleções, assume o comando da Operação do Alphabase.
“A Abril encara essa fase como parte da evolução natural dos negócios e segue com a missão de difundir a informação, com excelência editorial, pioneirismo e integridade”, declarou o presidente da Abril S.A., Fábio Barbosa. “Acredito muito na força do time que temos e na capacidade das pessoas que agora assumem novas posições. Temos talentos para enfrentar os muitos desafios que as transformações do setor representam neste momento. No fundo, estamos diante de oportunidades fascinantes e temos toda a capacidade para aproveitá-las”.