Fruto da reformulação que está em curso desde o mês passado, o Grupo Abril vai manter apenas as suas marcas líderes: Veja, Veja São Paulo, Exame, Quatro Rodas, Claudia, Saúde, Superinteressante, Viagem e Turismo, Você S/A, Você RH, Guia do Estudante, Capricho, MdeMulher, Vip e Placar.

De acordo com fontes de dentro da editora, Vip e Viagem e Turismo devem continuar existindo por meio de parceiras interessadas. O Guia do Estudante também continua por enquanto na casa, mas deve ser vendido em breve para a Somos Educação, uma empresa brasileira de educação pertencente ao fundo Tarpon Investimentos. As negociações já estão avançadas.

Cosmo, Elle, Boa Forma, Mundo Estranho, Arquitetura, Casa Claudia, Minha Casa e Bebe.com fecham em definitivo hoje. Todos os funcionários estão sendo avisados das demissões agora. Mesmo  títulos fortes que ficaram, como Veja e Exame, sofreram alguns cortes de funcionários.  

A mudança marca o início de uma nova etapa na reestruturação operacional do Grupo Abril. No mês passado, a empresa anunciou que Marcos Haaland seria o seu novo presidente. O executivo é sócio da empresa Alvarez & Marsal e assumiu o lugar de Giancarlo Civita, que ocupava a presidência da empresa desde março deste ano.

Civita voltou à sua função de membro permanente do Conselho Editorial, junto com Victor Civita Neto.

Confira o comunicado da empresa: 

O Grupo Abril comunica que, como parte do seu processo de reestruturação, está reformulando o portfólio de marcas da editora com o objetivo de garantir sua saúde operacional em um ambiente de profundas transformações tecnológicas, cujo impacto vem sendo sentido por todo o setor de mídia.

O processo tornou-se obrigatório dentro das circunstâncias impostas por uma economia e um mercado substancialmente menores do que os que trouxeram a Abril até aqui.

Com isso, a empresa passará a concentrar seus recursos humanos e técnicos em suas marcas líderes: VEJA, VEJA SÃO PAULO, EXAME, QUATRO RODAS, CLAUDIA, SAÚDE, SUPERINTERESSANTE, VIAGEM E TURISMO, VOCÊ S/A, VOCÊ RH, GUIA DO ESTUDANTE, CAPRICHO, MDEMULHER, VIP e PLACAR. Marcas que somam audiência qualificada de 125 milhões de visitantes únicos por mês e 5,2 milhões de circulação nas versões impressa e digital por mês, além de centenas de eventos.

Aos profissionais que atuaram nos títulos que estão sendo descontinuados, nosso agradecimento pela dedicação e pelo profissionalismo.

Em consonância com sua trajetória e relevância na imprensa brasileira, a Abril reafirma o seu compromisso de manter vivo o jornalismo de qualidade. Uma imprensa forte, livre e idônea em seus princípios é essencial para o desenvolvimento do Brasil e o único antídoto contra desinformação e fake news.