A mixologista Neli Pereira desenvolveu uma série de experiências com vodka para a marca. (Divulgação)

“Só se tem o novo a partir do momento em que o passado é questionado”. Foi a partir desse insight que a nova campanha de Absolut, marca sueca de vodka premium do grupo Pernod-Ricard Brasil, foi criada.

O conceito da campanha Desafie os Clássicos é da Glass (Flagcx).

A provocação surgiu quando a marca tentava eleger um novo “hero drink” para vodka, que pudesse ser trabalhado tanto em comunicação quanto pelo trade, nos bares e com os bartenders.

Para que esse plano reapresente a vodka Absolut aos consumidores e mostre sua versatilidade, a marca desenvolveu a campanha Desafie os Clássicos, que conta com diversas ações.

Entre elas, a vodka contou com a contratação da mixologista Neli Pereira, que além de participar de uma série de vídeos em que ela prepara releituras e drinks clássicos, também conduziu experiências sensoriais em seu bar, o Zebra. Os eventos, que eram para até vinte pessoas, abordaram temas como criação de bitter, a singularidade da matéria-prima brasileira e a versatilidade da vodka, entre outros temas.

Outra ação tomada pela marca foi Absolut Lab, uma competição de coquetelaria que envolveu mais de 40 bartenders de todo o Brasil. O desafio proposto para os profissionais do balcão foi pensarem além dos drinks clássicos que já existem com vodka e proporem o novo.

Após diversas etapas de avaliação, os cinco finalistas apresentaram seus drinks para um painel de jurados, que selecionou o drink “Absolut Spicy Collins”, de Luciano Ricarte como o vencedor da noite.

“Quando o assunto é vodka, as pessoas fazem uma associação imediata à misturas fáceis ou a coquetéis clássicos, como Cosmopolitan e Bloody Mary. Nós estamos em uma missão para mostrar para os consumidores que qualquer drink pode ser feito com vodka porque ela é a base alcoólica, que possibilita infinitas combinações”, explica Patrícia Cardoso, diretora de marketing da Pernod-Ricard Brasil.