Cartunista brasileiro Rafael Grampa é um dos personagens da campanhaA vodca Absolut, em um dos seus mais fortes movimentos de comunicação global dos últimos anos, reuniu artistas como o músico francês Woodkid, o americano de mídias digitais Aaron Koblin (atual diretor criativo do Google), a estilista de alta costura chinesa Yiqing Yin e o cartunista brasileiro Rafael Grampa.

Tudo para lançar, na semana passada, seu novo posicionamento mundial – “Transform Today” –, que, segundo Rafael Souza, grouper das marcas premium da Pernod Ricard, “é um grito de guerra para a geração da criatividade se libertar da ideia de que tudo é predeterminado e o futuro controlado”. “O novo conceito da marca manifesta a nossa crença de que o amanhã não é dado, é para ser criado”, diz.

Absolut, que sempre flertou com o mundo das artes – nos anos 80 já teve anúncio desenvolvido pelo maior nome da pop art, Andy Warhol, e até sua garrafa, considerada icônica, já foi elemento de inúmeras intervenções –, dessa vez optou por artistas que fossem transformadores dos seus meios, que não seguissem regras e quebrassem barreiras. “A Yiqing, por exemplo, é a primeira asiática a ser aceita no universo da alta costura em Paris. Já Koblin consegue ser um superartista digital mesmo tendo uma função corporativa de grande responsabilidade no Google”, ressalta Souza. “O que queremos é que esse novo posicionamento perdure por muitos anos, independentemente do que a marca promova ao redor do mundo. Fazer dele algo forte, como o ‘Just do it’, da Nike. E nessa campanha, especialmente, estamos tirando um pouco o peso da marca e focando mais no artista, que é alguém que representa, no mundo dele, o ‘Transform Today’”, completa.

Com veiculação em TV por assinatura, mídia impressa e mídia digital, a campanha publicitária, criada pela holandesa SidLee e adaptada no Brasil pela Lew’LaraTBWA, apresentará os perfis dos artistas por meio de vídeos que mostrarão todo o processo criativo, desde a inspiração, criação, até a celebração do resultado final. A iniciativa oferecerá aos participantes a oportunidade de explorar seu próprio potencial criativo, permitindo-lhes realizar sua própria capacidade de criar o futuro. Vídeos apresentando a opinião e pensamentos de Woodkid, Koblin, Yiqing e Grampa sobre a transformação podem ser encontrados também na página Absolut.com e no canal da marca no YouTube. Na TV paga, cada artista terá seu filme de 30 segundos.

O brasileiro Grampa, por exemplo, diz que, quando se tornou um cartunista, estava trabalhando como diretor de animação em um estúdio bem bacana. “Foi uma grande oportunidade, mas eu estava trabalhando para o sonho de outro homem e não para o meu sonho. Então eu saí e decidi me tornar o que eu sempre quis ser”, revela, mostrando total sintonia com o posicionamento da marca. Hoje, o Brasil é um dos cinco maiores mercados para Absolut.